A energia eólica e solar superam o carvão nos Estados Unidos pela primeira vez.

Más leídas

Pela primeira vez na história, a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis como o vento e o sol superou a do carvão nos Estados Unidos. De acordo com o relatório “US Electricity 2025” da Ember, baseado em dados da Administração de Informação Energética dos EUA, a geração combinada de energia eólica e solar atingiu um recorde de 17% em 2024 (757 TWh), superando o carvão, que caiu para uma mínima histórica de 15% (653 TWh).

O crescimento da energia solar foi particularmente notável, com um aumento de 27% em 2024, enquanto a geração eólica cresceu 7%. Em contraste, a eletricidade produzida com carvão caiu 3,3%. Essa tendência reflete uma mudança drástica em relação a 2018, quando a geração de carvão triplicava a das energias renováveis combinadas.

Desde o seu pico em 2007, a geração de eletricidade a partir do carvão caiu mais de dois terços (-68%), sendo substituída pelo gás natural, energia eólica e solar. Neste período, a geração a partir do gás duplicou (+968 TWh), enquanto a eólica e solar se multiplicaram por vinte (+722 TWh). Em contraste, o carvão gerou 1.364 TWh em eletricidade.

Este declínio se acelerou nos últimos anos. Em 2018, o carvão representava três vezes mais eletricidade do que a combinação de vento e sol; no entanto, sua geração caiu 43% desde então, enquanto as renováveis dobraram.

![energía solar](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/05/energia-solar-300×145.jpg)

## O gás e as renováveis cobrem a crescente demanda

O relatório da Ember destaca que, em 2024, a geração de eletricidade a partir do gás aumentou 3,3% (+59 TWh), atingindo uma participação recorde de 43%. No entanto, ao contrário da década anterior, o crescimento da demanda foi o principal impulsionador do aumento da geração, com 85% do novo suprimento cobrindo a maior demanda e apenas 15% substituindo a diminuição do carvão.

Estados como Califórnia e Nevada alcançaram pela primeira vez uma participação solar superior a 30% em sua mistura energética. Nacionalmente, a energia solar representou 81% das novas adições de capacidade, com um crescimento recorde de 31 GW, apoiado por um aumento de 10 GW em baterias.

No entanto, o desenvolvimento da energia solar não foi uniforme. Em 2024, 28 estados geraram menos de 5% de sua eletricidade a partir do sol, o que indica um potencial ainda não explorado.

![Energía eólica.](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/01/fundamental-en-la-energia-eolica-300×169.jpg)

## Por que o carvão está sendo deixado de lado?

Uma das principais razões pelas quais o carvão começou a deixar de ser utilizado como combustível é o seu impacto negativo no meio ambiente, aumentando a crise climática, através do carbono liberado na queima deste combustível, e o metano produzido pela mineração do setor.

Neste sentido, o aumento do dióxido de carbono também pode gerar chuva ácida que, ao chegar a lagos e riachos, poderia mudar seu pH de forma prejudicial para a vida selvagem.

No entanto, suas consequências não afetam apenas o meio ambiente, mas também os seres humanos, que sofrem as consequências da extração, preparação, armazenamento e transporte de carvão, afetando a saúde pública.

Fonte: Energias renováveis.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve-te!

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas