Pela primeira vez na história, a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis como o vento e o sol superou a do carvão nos Estados Unidos. De acordo com o relatório “US Electricity 2025” da Ember, baseado em dados da Administração de Informação Energética dos EUA, a geração combinada de energia eólica e solar atingiu um recorde de 17% em 2024 (757 TWh), superando o carvão, que caiu para uma mínima histórica de 15% (653 TWh).
O crescimento da energia solar foi particularmente notável, com um aumento de 27% em 2024, enquanto a geração eólica cresceu 7%. Em contraste, a eletricidade produzida com carvão caiu 3,3%. Essa tendência reflete uma mudança drástica em relação a 2018, quando a geração de carvão triplicava a das energias renováveis combinadas.
Desde o seu pico em 2007, a geração de eletricidade a partir do carvão caiu mais de dois terços (-68%), sendo substituída pelo gás natural, energia eólica e solar. Neste período, a geração a partir do gás duplicou (+968 TWh), enquanto a eólica e solar se multiplicaram por vinte (+722 TWh). Em contraste, o carvão gerou 1.364 TWh em eletricidade.
Este declínio se acelerou nos últimos anos. Em 2018, o carvão representava três vezes mais eletricidade do que a combinação de vento e sol; no entanto, sua geração caiu 43% desde então, enquanto as renováveis dobraram.

## O gás e as renováveis cobrem a crescente demanda
O relatório da Ember destaca que, em 2024, a geração de eletricidade a partir do gás aumentou 3,3% (+59 TWh), atingindo uma participação recorde de 43%. No entanto, ao contrário da década anterior, o crescimento da demanda foi o principal impulsionador do aumento da geração, com 85% do novo suprimento cobrindo a maior demanda e apenas 15% substituindo a diminuição do carvão.
Estados como Califórnia e Nevada alcançaram pela primeira vez uma participação solar superior a 30% em sua mistura energética. Nacionalmente, a energia solar representou 81% das novas adições de capacidade, com um crescimento recorde de 31 GW, apoiado por um aumento de 10 GW em baterias.
No entanto, o desenvolvimento da energia solar não foi uniforme. Em 2024, 28 estados geraram menos de 5% de sua eletricidade a partir do sol, o que indica um potencial ainda não explorado.

## Por que o carvão está sendo deixado de lado?
Uma das principais razões pelas quais o carvão começou a deixar de ser utilizado como combustível é o seu impacto negativo no meio ambiente, aumentando a crise climática, através do carbono liberado na queima deste combustível, e o metano produzido pela mineração do setor.
Neste sentido, o aumento do dióxido de carbono também pode gerar chuva ácida que, ao chegar a lagos e riachos, poderia mudar seu pH de forma prejudicial para a vida selvagem.
No entanto, suas consequências não afetam apenas o meio ambiente, mas também os seres humanos, que sofrem as consequências da extração, preparação, armazenamento e transporte de carvão, afetando a saúde pública.
Fonte: Energias renováveis.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve-te!