A venda de veículos elétricos cresce maciçamente na Europa e nos Estados Unidos em janeiro.

Más leídas

As vendas de carros elétricos em todo o mundo em janeiro atingiram 1,3 milhões de unidades, registrando um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês de 2024, conforme informado pelo Instituto de Pesquisa de Veículos Elétricos Rho Motion. No entanto, a diminuição em relação a dezembro foi de 35%.

Em janeiro, as vendas de carros elétricos na União Europeia, na Associação Europeia de Livre Comércio (AELC) e no Reino Unido aumentaram 21% ao ano, atingindo 0,25 milhões de veículos. Enquanto isso, nos Estados Unidos e no Canadá, as vendas subiram 22%, totalizando 0,13 milhões de unidades.

Por outro lado, a China mostrou um crescimento mais moderado, com um avanço de 12% nas vendas de carros elétricos em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Isso ocorre porque os dois primeiros meses do ano são menos ativos comercialmente na China devido às celebrações do Ano Novo Chinês.

Vendas menores previstas devido às festividades do Ano Novo Chinês

Os especialistas da Rho Motion preveem que as vendas de carros elétricos e veículos em geral em fevereiro também serão mais baixas na China, já que o Ano Novo Chinês é comemorado principalmente neste mês de fevereiro de 2025.

As vendas de carros elétricos em outras regiões do mundo aumentaram 50% em relação ao ano anterior, atingindo 0,13 milhões de unidades em janeiro.

Charles Lester, responsável pelos dados da Rho Motion, declarou no site da empresa: “Com a entrada em vigor das normas de emissões de dióxido de carbono para fabricantes europeus neste ano, todos os olhares estão voltados para os dados do primeiro mês, que mostram um crescimento encorajador de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior”.

“Como era de se esperar, o mercado chinês diminuiu 43% em relação ao mês anterior, pois os motoristas tendem a realizar suas transações antes das festividades do Ano Novo Chinês, que são comemoradas em janeiro e fevereiro. O mercado dos Estados Unidos e do Canadá ainda não foi afetado pela política do novo presidente e registra um aumento constante de 22% em relação ao ano anterior. Em suma, o ano começou sem controvérsias para o mercado mundial de carros elétricos, embora isso não dure muito tempo”, explicou.

Vendas sólidas de carros elétricos na Europa

O mercado da União Europeia, da AELC e do Reino Unido começou o ano com força, com as vendas de carros elétricos atingindo as 250.000 unidades em janeiro.

A modificação das normas europeias sobre emissões de dióxido de carbono este ano pode impulsionar os fabricantes a fazer uma transição mais marcada para os veículos elétricos para evitar multas elevadas.

As vendas de carros elétricos na Alemanha aumentaram mais de 40% em janeiro, enquanto na França caíram 15% em relação ao ano anterior. Isso se deve principalmente ao imposto sobre o peso do veículo em circulação aplicado aos carros elétricos híbridos plug-in desde janeiro, o que levou os consumidores a comprar mais veículos desse tipo em dezembro para evitar as taxas.

Apesar de no ano passado as autoridades da UE terem aumentado os impostos sobre a importação de carros elétricos chineses, o mercado de veículos elétricos da União Europeia permaneceu sólido em janeiro. O governo chinês subsidia injustamente os fabricantes nacionais de carros elétricos, o que lhes permite vender seus produtos a preços muito mais baixos na Europa, prejudicando os fabricantes europeus.

No entanto, as tarifas atuais abrangem apenas o setor de veículos elétricos a bateria, levando várias empresas chinesas a se concentrarem nos veículos híbridos para continuarem aumentando sua participação de mercado na Europa.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Mostram imagem termográfica do “desperdício energético” devido às altas fugas de calor em residências.

Greenpeace evidenciou através de imagens termográficas o "desperdício energético" devido às "generalizadas e significativas" fugas de calor nas residências...

Noticias relacionadas