Brasil: a usina solar de Janaúba expande para 1,6 GW, tornando-se a maior da América Latina

Más leídas

Elera Renováveis lança a terceira fase da Planta Solar de Janaúba

Elera Renováveis ​​lançou a terceira fase da planta solar de Janaúba. A instalação, que entrou em operação esta semana, consiste em 27 parques solares distribuídos em 3.800 hectares.

Com a entrada em operação comercial de Irapuru, a terceira fase do projeto, a Planta solar de Janaúba, localizada no norte de Minas Gerais, conclui sua expansão. Com a adição de 422 MWp, o Complexo continua sendo o maior do Hemisfério Sul e das Américas, com uma capacidade instalada de 1.617 MWp, suficiente para abastecer o consumo elétrico residencial de 1,2 milhões de pessoas. Sua geração limpa e renovável é capaz de evitar a emissão anual de aproximadamente 850.000 toneladas de CO₂ na atmosfera.

O investimento total na Planta Solar de Janaúba é de 5 bilhões de reais (823,5 milhões de dólares). Atualmente, conta com 2,9 milhões de módulos solares distribuídos em 27 plantas fotovoltaicas, ocupando uma área de mais de 3.800 hectares, equivalente a 5.200 campos de futebol.

A construção do complexo gerou 15.000 empregos diretos e indiretos.

Desde julho de 2023, quando a planta de Janaúba foi inaugurada, a Elera Renováveis ​​investiu no desenvolvimento socioeconômico da região. A empresa realizou atividades de capacitação com a comunidade local, promovendo a inclusão das mulheres nos programas de formação.

Graças a essa iniciativa, a equipe de pré-montagem da terceira fase do projeto era composta exclusivamente por mulheres. Atualmente, está em andamento um projeto de agricultura familiar focado na criação de pátios produtivos para reforçar a segurança alimentar e gerar novas fontes de renda para as famílias envolvidas.

“A trajetória da Planta Solar de Janaúba é um marco para a empresa e uma contribuição importante para o desenvolvimento local e para o aumento da participação das renováveis na matriz elétrica brasileira. Com a conclusão de sua expansão, reforçamos nossa liderança na transição energética de diversos setores da economia e nosso compromisso com as comunidades, clientes, parceiros comerciais e demais partes interessadas com as quais interagimos”, afirmou André Flores, diretor executivo da Elera Renováveis.

Toda a energia gerada pela terceira fase da Planta Solar de Janaúba, assim como nas fases anteriores, foi comercializada no ACL (Ambiente de Contratação Livre) por meio de contratos com mais de 15 anos com diferentes clientes, na modalidade de autoprodução.

O processo de energização dos parques solares da fase de expansão da Planta Solar de Janaúba começou no final de 2024, conectando o sistema fotovoltaico ao Sistema Interligado Nacional (SIN), e a operação comercial iniciou em 1º de janeiro.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Esta inovação converte água e luz em combustível de maneira eficiente.

Um reator de nova geração poderia transformar água e a luz do Sol em combustível limpo. A ideia se baseia...

Noticias relacionadas