As vendas de **[veículos híbridos e elétricos](https://noticiasambientales.com/animales/en-san-luis-liberaron-aves-nativas-un-aguila-mora-y-un-jote/)** na **China** tiveram um **aumento superior a 40% no ano passado**, conforme relatou nesta quinta-feira uma federação do setor, destacando o crescimento contínuo de uma indústria apoiada pelo governo.
De janeiro a dezembro de 2024, as vendas no varejo de veículos impulsionados por energias alternativas atingiram **10,899 milhões de unidades**, representando **um aumento anual de 40,7%**, de acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA, na sigla em inglês). Nesse sentido, **o mercado chinês de veículos elétricos registrou nos últimos anos um crescimento significativo**, impulsionado em grande parte pelo apoio governamental por meio de subsídios e políticas favoráveis.
Na verdade, no ano passado, **os veículos movidos por energias alternativas representaram quase metade das vendas no varejo totais**, atingindo 47,6%, segundo a CPCA. Somente no mês de dezembro de 2024, mais de 1,3 milhões de veículos desse tipo foram comercializados, o que representa um aumento anual de 37,5%. Além disso, foi o quinto mês consecutivo em que as vendas desses veículos superaram a marca de um milhão de unidades.
A China, o maior mercado automobilístico do mundo, está vivendo uma intensa competição entre fabricantes locais, em um contexto de queda no consumo que desencadeou uma guerra de preços e afetou a rentabilidade do setor. **O fabricante BYD, sediado em Shenzhen, liderou o mercado chinês com mais de quatro milhões de veículos vendidos em 2024**, enquanto as marcas estrangeiras enfrentam desafios para frear a queda nas vendas no país, que continua sendo a segunda maior economia do mundo.
As vantagens dos veículos elétricos e híbridos
Os veículos elétricos e híbridos **[possuem várias vantagens](https://noticiasambientales.com/energia/el-primer-auto-electrico-100-que-funciona-con-energia-solar/)**, entre elas:
- Menor poluição: Os veículos elétricos não emitem gases poluentes, o que melhora a qualidade do ar nas cidades. Os híbridos também reduzem as emissões de partículas e óxidos de nitrogênio.
- Menor consumo de combustível: Esses veículos híbridos economizam combustível porque o motor elétrico suporta parte da carga do automóvel, especialmente em baixas velocidades.
- Menor manutenção: Os veículos elétricos têm menos peças móveis do que os veículos tradicionais, portanto, requerem menos manutenção e têm uma vida útil mais longa.
- Aceleração rápida e silenciosa: Esses veículos são divertidos de dirigir porque aceleram rapidamente e silenciosamente.
- Acesso a núcleos urbanos: Os veículos elétricos podem acessar áreas urbanas onde os veículos tradicionais não são permitidos.
- Descontos em pedágios ou estacionamentos: Os veículos elétricos podem ter descontos em pedágios ou estacionamentos.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!