Cozinhar sem a necessidade de lenha ou gás é possível graças à energia solar. Sim, cada vez mais pessoas estão optando por experimentar a **cozinha solar** em suas casas, especialmente em regiões com maior exposição solar. O que a torna uma **alternativa amigável ao meio ambiente** é sua independência do gás ou eletricidade.
Nessas cozinhas ou fornos solares, é possível cozinhar qualquer tipo de alimento, desde legumes, carnes e até sobremesas, utilizando o **calor natural** fornecido pelo sol.
Aliás, este método não é nada novo, pois tem suas origens em 1767, quando o naturalista e físico suíço **Horace de Saussure** realizou as primeiras pesquisas e protótipos de fogões solares.
O cientista descobriu que entre suas múltiplas vantagens estavam a capacidade de maximizar o uso da radiação solar, bem como eliminar a emissão de gases poluentes. Além disso, ajuda a reduzir o risco de incêndios, tornando a **experiência de cozimento mais segura**.
![Cocina solar, una alternativa ecológica. Foto: Wikipedia.](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/11/cocina-solar-300×225.jpg)
## As vantagens de usar uma cozinha solar
As cozinhas solares utilizam a radiação solar como fonte de energia para **cozinhar diferentes tipos de alimentos e pasteurizar água**, contribuindo para a redução do risco de doenças facilmente evitáveis, economizando tempo, dinheiro e danos ao meio ambiente. Além disso, possui as seguintes vantagens:
– Não precisa de nenhum tipo de combustível para funcionar.
– É construída com materiais comuns e econômicos.
– É uma boa alternativa para pessoas com poucos recursos, economizando dinheiro.
– Fácil de usar, embora necessite de um tempo de adaptação.
– Múltiplos usos, como descongelar alimentos, derreter cera para velas, envasar frutas, ferver água, bem como fabricar papel ou sabão, entre outros.
![Cocina ecológica. Foto: Wikipedia.](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/11/horno-solar-1.jpg)
## Como funciona?
Essas cozinhas funcionam a partir da **radiação solar**, que é absorvida e convertida em calor. Na verdade, existem diferentes modelos, desde os parabólicos até os de painel, que podem atingir até 200 graus de temperatura.
Esses dispositivos foram **projetados para reter o calor**, permitindo um cozimento lento e uniforme, como se estivesse cozinhando em fogo baixo. Esse tipo de cozimento é ideal para receitas que exigem cozimento longo e lento, como guisados, sopas e ensopados, assim como brownies e tortas.
O segredo para o cozimento ideal é **colocar a cozinha em um local onde receba luz solar por várias horas**, evitando sombras e garantindo que esteja voltada diretamente para o sol. Também é necessário **usar panelas e recipientes escuros** que ajudem a maximizar a absorção de calor e ter paciência, pois esse método requer mais tempo do que o normal, embora o resultado seja tão delicioso quanto o de um preparo tradicional.
**[Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**