Como uma verdadeira inovação em mobilidade sustentável em Espanha, foi desenvolvido o primeiro veículo blindado elétrico.
Esta inovação foi realizada pela empresa de logística de valores Prosegur Cash, em colaboração com a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a empresa TSD.
Foi projetado com novos materiais de blindagem que, mantendo os padrões de resistência e segurança, reduzem em 30% o peso total do veículo.
Como é o veículo blindado elétrico
Este projeto inovador representa um avanço significativo na redução do impacto ambiental das operações, “sem comprometer os altos padrões de segurança exigidos pelas diferentes regulamentações de cada mercado em que a empresa atua”, indica a Prosegur.
O trabalho de pesquisa permitiu desenvolver um protótipo de blindado 30% mais leve, graças à aplicação de novos materiais avançados.
O caminhão contém um chassi elétrico, alinhando segurança, eficiência energética e sustentabilidade.
As vantagens ambientais dos veículos elétricos.
Cada veículo blindado elétrico será capaz de reduzir aproximadamente 15 toneladas de CO2 por ano, o que equivale às emissões geradas por um veículo a combustão após percorrer mais de 100.000 quilômetros.
Essa redução contribui para os objetivos de mitigação das mudanças climáticas e controle da poluição.
Segundo o comunicado, o avanço foi possível graças ao apoio do IDAE, através do programa de incentivos à mobilidade elétrica MOVES Projetos Singulares II.
“Sem restrições”
A Prosegur Cash alcança assim o desenvolvimento de um blindado elétrico capaz de operar em ambientes urbanos “sem restrições, garantindo a continuidade dos negócios” diante da crescente regulamentação sobre emissões nos centros urbanos.
“O maior desafio tecnológico neste projeto foi desenvolver materiais mais leves que mantivessem os padrões de proteção balística exigidos. Os avanços na aplicação foram fundamentais para viabilizar o uso de um chassi elétrico, algo até então inviável”, expressou Tiago Libereiro, Gerente de Frota para a Ibéria, da empresa.
“Com esta iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, garantindo ao mesmo tempo a segurança e eficiência operacional de nossa frota”, acrescentou.
Tecnologia de ponta
O desenvolvimento deste protótipo atende à necessidade de alinhar a segurança com a eficiência energética e a sustentabilidade.
Tradicionalmente, os blindados são veículos pesados, devido ao uso de materiais robustos para garantir a proteção da tripulação e da carga. Esse peso elevado resultava em um consumo significativo de combustível, o que ia contra os objetivos de redução de emissões e transição para um modelo mais sustentável.
Para superar esse desafio, a Prosegur Cash optou pela pesquisa e desenvolvimento (P&D) em materiais de blindagem.
Com a colaboração da UPM, foi feito um estudo detalhado de novos compostos como cerâmicas avançadas, fibras sintéticas e ligas metálicas, que garantem a mesma resistência e durabilidade que o aço tradicional.
Mas com uma redução de 30% no peso total da carroceria. Isso foi o que possibilitou a viabilidade de um chassi elétrico, algo inimaginável até agora no setor.
Além disso, o uso desses materiais exigiu o desenvolvimento de novas técnicas de fabricação e adaptação de veículos, com a participação fundamental da TSD, empresa especializada na transformação de veículos de segurança.
“Este blindado elétrico é um passo estratégico para a Prosegur Cash em sua transição para uma frota mais sustentável”, afirmaram.
A empresa introduzirá progressivamente esses veículos em rotas urbanas controladas, com condições de declive adequadas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!