Durante 2024, o parque eólico mais eficiente do país, em média, de acordo com o ranking da Comisión Administradora del Mercado Eléctrico Mayorista de Argentina (CAMESA), foi o Parque Arauco.
Esteve sempre no top ten e em janeiro obteve a primeira posição, com excelentes resultados ao longo do ano.
Subiu de posição até o final do ano, ficando em terceiro lugar em outubro e segundo em novembro e dezembro.
O parque eólico mais eficiente: o ranking da CAMESA
O ranking elaborado pela CAMESA mensalmente inclui os 67 parques eólicos da Argentina.
Energia eólica.
O organismo elabora mensalmente um relatório sobre o desempenho das centrais de geração renovável variável (eólicas e solares) no qual se avalia a evolução histórica, por central e tecnologia.
Isso inclui os fatores de carga, geração média mensal, potência instalada, participação de energias renováveis, variáveis no abastecimento da demanda.
O relatório também inclui uma projeção de receitas para quatro meses (novas centrais que se conectarão ao SADI). Também considera uma análise do comportamento diário da geração no mês, evidenciando a variabilidade do recurso e o desempenho do equipamento.
A CAMESA utiliza esses indicadores para garantir o desempenho ideal dos projetos renováveis e sua contribuição para o mercado elétrico atacadista.
O que se considera
Os números são claros indicadores de resultados, que combinam a capacidade técnica dos equipamentos, as decisões sobre qual tecnologia aplicar, a seleção de contratantes e a implementação de metodologias e procedimentos em cada etapa do desenvolvimento operado pelo Parque Arauco.
O Sudoeste Bonaerense, fundamental na energia eólica
O potencial da energia eólica em Buenos Aires.
O Sudoeste Bonaerense continua sendo um ator fundamental na energia eólica, abrigando 18 dos 69 parques eólicos de todo o país.
Em outubro de 2024, esses projetos injetaram 330 GWh de energia elétrica, equivalentes a 23,1% do total de energia renovável a nível nacional. Embora esse número seja significativo, representa um retrocesso de 8,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Apesar da desaceleração, um relatório do Centro Regional de Estudos Econômicos de Bahía Blanca na Argentina destaca que a província de Buenos Aires continua sendo fundamental na energia eólica no panorama nacional.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!