O marco da Coreia: energia armazenada na água.

Más leídas

A Coreia alcançou um marco importante na história da humanidade ao conseguir armazenar energia na água. Isso para prolongar a vida útil das baterias de lítio, o que foi alcançado com sucesso.

Atualmente, o lítio aparece como o material mais promissor e amplamente utilizado no setor tecnológico. Por isso, otimizar seu uso como recurso é fundamental.

Conseguem armazenar energia na água: a chave para usar lítio

O lítio tem ganhado grande importância nos últimos anos devido aos amplos usos que podem ser atribuídos à indústria tecnológica. Seu sucesso tem muito a ver com sua versatilidade. O principal uso é a aplicação em baterias.

Seu uso permite o armazenamento de grandes quantidades de energia em espaços pequenos. Por esse motivo, as baterias desse material são uma alternativa viável para indústrias tecnológicas, como a de veículos elétricos.

Nesse sentido, a conquista de pesquisadores coreanos ganha maior relevância. Eles conseguiram estender em 750% as baterias de lítio com água. A solução proposta pelos especialistas registra uma capacidade de 93,3% das baterias após 300 ciclos de carga e descarga.

Essa proeza é atribuída a uma equipe de engenheiros do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST). Em seu estudo, publicado em Advanced Materials, eles descrevem como usaram água como único solvente nos ânodos de metal de lítio.

Junto com a Universidade de Ajou, foi possível manter 93,3% da capacidade nas baterias de lítio após mais de 300 ciclos de carga e descarga.

É para estender a vida útil das baterias de lítio. É para estender a vida útil das baterias de lítio.

O estudo parte das limitações no desempenho das baterias tradicionais, que geralmente têm uma vida útil mais curta e apresentam risco de incêndio.

No entanto, o grupo de engenheiros liderado pelo professor Il-Doo Kin respondeu ao problema estabilizando o progresso do lítio.

Além disso, o grupo do KAIST criou uma camada protetora usando nanofibras ocas, produzidas por meio de um processo de eletrificação (eletrofiado).

Na execução desse sistema, foi utilizada goma guar, um material extraído de plantas, e a água é usada como único solvente, que se decompõe no solo após um mês.

Assim, as nanofibras ocas permitem que as reações químicas se estabilizem e controlam o crescimento do lítio fisicamente, ao mesmo tempo que evitam que íons se acumulem de forma desordenada na superfície do ânodo.

O uso das baterias de lítio

Estendem a vida útil das baterias de lítio com água. Estendem a vida útil das baterias de lítio com água.

Com a proliferação dos veículos elétricos, as baterias de lítio ganharam popularidade devido à sua eficiência, alta capacidade de armazenamento e baixo peso em comparação com outros elementos.

Além disso, outras variantes do elemento possuem funcionalidades em diversas indústrias, incluindo a farmacêutica.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Quais macacos habitam na Argentina e onde podem ser encontrados?

Argentina, um país que se destaca por sua rica biodiversidade, pois diversas espécies de macacos habitam o país, principalmente...

Noticias relacionadas