Rio Negro e um marco na autogeração com 100 usuários de energia renovável.

Más leídas

Em um ano recorde para a **[autogeração de energia renovável](https://noticiasambientales.com/energia/el-futuro-de-la-energia-un-panel-solar-octogonal-que-sigue-al-sol/)** na Argentina, a província de **Río Negro** está prestes a alcançar uma conquista significativa: somar **100 usuários que geram sua própria eletricidade**. Graças à regulamentação da Lei Provincial 5.617 no ano passado, a adoção de energias limpas cresceu de forma constante, com **95 usuários ativos** até o momento.

Atualmente, esses usuários somam uma capacidade instalada de **881,62 kW**, se aproximando do **marco de 1 MW** na província. A maioria são **residenciais e industriais**, que optaram por incorporar **painéis solares** para reduzir os custos elétricos e diminuir o tempo de recuperação do investimento, especialmente após os aumentos tarifários registrados em 2023.

A localidade com mais autogeradores é **Cipolletti**, com **27 usuários**, seguida por **General Roca (22)** e **Bariloche (15)**. No entanto, em termos de potência instalada, **General Roca lidera com 235,25 kW**, superando Cipolletti (206,35 kW), enquanto Bariloche alcança os **93,8 kW**.

Por outro lado, Río Negro conta com **lei de Geração Distribuída desde 2017**, ao aderir à normativa nacional 27.424, mas foi em **2024** que foi regulamentada e entrou plenamente em vigor. Atualmente, existem **oito novos projetos em andamento**, a maioria gerenciada pela **Edersa (77%)**, seguida pela **Cooperativa Eléctrica de Bariloche (18%)** e pela **Compañía de Electricidad de Río Colorado (3%)**.

![paneles-solares](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2023/04/paneles-solares-300×200.jpg)

## O perfil dos usuários de autogeração

O **setor residencial** domina a autogeração na província, com **63 dos 95 usuários** nesta categoria. Os segmentos **industrial e comercial** contam com **18 e 14 usuários, respectivamente**, enquanto um único projeto corresponde a um organismo público.

Quanto à capacidade de geração, a maioria dos usuários (63) possui equipamentos entre **0 e 5 kW**, enquanto cinco projetos possuem potências de **40 a 100 kW**, o nível mais alto registrado na província.

## Perspectivas para o futuro

Desde que foi registrado o **primeiro usuário em 2018**, a autogeração em Río Negro experimentou um crescimento constante, com um pico em **2020**, quando **28 novos projetos** se somaram à rede. Em **2024**, já foram incorporados **sete novos usuários**, destacando a participação de **grandes consumidores** em baixa tensão.

Com a crescente adoção de energias renováveis e o apoio de um marco normativo consolidado, **Río Negro se posiciona como uma das províncias líderes em geração distribuída na Argentina**, demonstrando que a **transição energética** é uma realidade em expansão.

![argentina_paneles_solares](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2019/11/argentina_paneles_solares_48658645684568458465-300×132.jpg)

## A importância das energias renováveis

As energias renováveis são importantes porque são **[uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis](https://noticiasambientales.com/energia/paneles-solares-verticales-una-innovacion-amigable-con-la-agricultura/)** e ajudam a **mitigar as mudanças climáticas**, com os seguintes benefícios:

– São inesgotáveis e obtidas de fontes naturais como o sol, o vento, a água e a biomassa.
– Não produzem gases de efeito estufa nem outros poluentes.
– Ajudam a reduzir o aquecimento global.
– São seguras para as pessoas e o meio ambiente.
– Contribuem para o desenvolvimento econômico e a coesão territorial.
– Geram mais empregos que os combustíveis fósseis.

Alguns exemplos de energias renováveis são a **energia solar, eólica, hidráulica, geotérmica**, da biomassa e marinha.

**[¿Já conhece nosso canal de YouTube? ¡Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas