Em um ano recorde para a **[autogeração de energia renovável](https://noticiasambientales.com/energia/el-futuro-de-la-energia-un-panel-solar-octogonal-que-sigue-al-sol/)** na Argentina, a província de **Río Negro** está prestes a alcançar uma conquista significativa: somar **100 usuários que geram sua própria eletricidade**. Graças à regulamentação da Lei Provincial 5.617 no ano passado, a adoção de energias limpas cresceu de forma constante, com **95 usuários ativos** até o momento.
Atualmente, esses usuários somam uma capacidade instalada de **881,62 kW**, se aproximando do **marco de 1 MW** na província. A maioria são **residenciais e industriais**, que optaram por incorporar **painéis solares** para reduzir os custos elétricos e diminuir o tempo de recuperação do investimento, especialmente após os aumentos tarifários registrados em 2023.
A localidade com mais autogeradores é **Cipolletti**, com **27 usuários**, seguida por **General Roca (22)** e **Bariloche (15)**. No entanto, em termos de potência instalada, **General Roca lidera com 235,25 kW**, superando Cipolletti (206,35 kW), enquanto Bariloche alcança os **93,8 kW**.
Por outro lado, Río Negro conta com **lei de Geração Distribuída desde 2017**, ao aderir à normativa nacional 27.424, mas foi em **2024** que foi regulamentada e entrou plenamente em vigor. Atualmente, existem **oito novos projetos em andamento**, a maioria gerenciada pela **Edersa (77%)**, seguida pela **Cooperativa Eléctrica de Bariloche (18%)** e pela **Compañía de Electricidad de Río Colorado (3%)**.
![paneles-solares](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2023/04/paneles-solares-300×200.jpg)
## O perfil dos usuários de autogeração
O **setor residencial** domina a autogeração na província, com **63 dos 95 usuários** nesta categoria. Os segmentos **industrial e comercial** contam com **18 e 14 usuários, respectivamente**, enquanto um único projeto corresponde a um organismo público.
Quanto à capacidade de geração, a maioria dos usuários (63) possui equipamentos entre **0 e 5 kW**, enquanto cinco projetos possuem potências de **40 a 100 kW**, o nível mais alto registrado na província.
## Perspectivas para o futuro
Desde que foi registrado o **primeiro usuário em 2018**, a autogeração em Río Negro experimentou um crescimento constante, com um pico em **2020**, quando **28 novos projetos** se somaram à rede. Em **2024**, já foram incorporados **sete novos usuários**, destacando a participação de **grandes consumidores** em baixa tensão.
Com a crescente adoção de energias renováveis e o apoio de um marco normativo consolidado, **Río Negro se posiciona como uma das províncias líderes em geração distribuída na Argentina**, demonstrando que a **transição energética** é uma realidade em expansão.
![argentina_paneles_solares](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2019/11/argentina_paneles_solares_48658645684568458465-300×132.jpg)
## A importância das energias renováveis
As energias renováveis são importantes porque são **[uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis](https://noticiasambientales.com/energia/paneles-solares-verticales-una-innovacion-amigable-con-la-agricultura/)** e ajudam a **mitigar as mudanças climáticas**, com os seguintes benefícios:
– São inesgotáveis e obtidas de fontes naturais como o sol, o vento, a água e a biomassa.
– Não produzem gases de efeito estufa nem outros poluentes.
– Ajudam a reduzir o aquecimento global.
– São seguras para as pessoas e o meio ambiente.
– Contribuem para o desenvolvimento econômico e a coesão territorial.
– Geram mais empregos que os combustíveis fósseis.
Alguns exemplos de energias renováveis são a **energia solar, eólica, hidráulica, geotérmica**, da biomassa e marinha.
**[¿Já conhece nosso canal de YouTube? ¡Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**