Dentro dos múltiplos benefícios das energias renováveis, também se encontra o autoconsumo ou a independência energética, tanto pelas emissões zero para a atmosfera, como também pela redução de custos em eletricidade a médio prazo. Para isso, muitas pessoas optaram por diferentes sistemas de captação de energia, que incluem painéis solares e hidrogênio. No entanto, a verdadeira novidade são as turbinas eólicas.
Sim, essas turbinas representam uma boa opção doméstica para a produção de energia eólica. Embora fosse impensável contar com uma tecnologia com pás que possa ser instalada em casa, a empresa Hattrick Techologies conseguiu uma solução integrada para residências ou estabelecimentos comerciais sem a necessidade de instalar os enormes aerogeradores.
Até o momento, esse tipo de energia era viável apenas em locais com vastas extensões de terra para gerar eletricidade em grande escala, devido ao tamanho dos aerogeradores geralmente vistos ao lado das estradas. No entanto, essa empresa desenvolveu um sistema modular de turbina em forma hexagonal, que juntas simulam um painel de abelhas.
Além de não gerar emissões, as turbinas geradoras de energia também não causam poluição visual ou sonora, pois uma das características desses dispositivos é sua capacidade silenciosa de operação.
Como funcionam as turbinas eólicas?
Essas turbinas, ao contrário das tradicionais, têm a capacidade de aproveitar os ventos mais suaves por meio de perfis aerodinâmicos oscilantes em forma de pá e não de pás, como nos moinhos tradicionais. Esse formato permite a entrada dos ventos que geram uma aceleração das pás que ajudam a acelerar o ar que entra para o interior da turbina em 1,5 vezes mais.
De fato, a turbina testada pela Universidade de Strathclyde superou as expectativas dos próprios criadores, alcançando uma média de 41,1 W de potência mecânica a uma velocidade do vento de apenas 10,2 m/s, quando se esperava apenas entre 25 e 40 W a 12 m/s. Além disso, a eficiência registrada na avaliação atingiu 6,85%. Isso levou a empresa a confirmar que seu sistema de turbina eólica pode produzir 50% mais energia do que a energia solar fornecida.
Um reconhecimento pelo invento
A empresa que projetou essas turbinas foi premiada por sua inovação sustentável com o ambiente com o prêmio Start Up no Barclay’s Entrepreneur Awards e o Energy Innovation Award no Prêmio Nacional de Sustentabilidade 2023.
Esses mini aerogeradores possuem um formato flexível e amigável ao meio ambiente. Além disso, sua estrutura hexagonal permite dispor e adicionar quantas turbinas forem necessárias para atender à demanda de energia.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!