Um centro de dados suíço transforma sua energia em aquecimento.

Más leídas

Um inovador centro de dados na Suíça está revolucionando a sustentabilidade energética ao reutilizar 100% da eletricidade que consome para gerar aquecimento em Genebra. A empresa suíça Infomaniak, responsável pelo projeto, desenvolveu um sistema que redireciona o calor gerado por seus servidores para a rede de aquecimento central do cantão, beneficiando cerca de 6.000 residências.

Atualmente, o centro opera a 25% de sua capacidade, com o objetivo de atingir seu máximo desempenho em 2028. Quando estiver em pleno funcionamento, fornecerá 1,7 megawatts térmicos, o que equivale a aquecer 6.000 lares por ano ou permitir que 20.000 pessoas desfrutem de um banho de cinco minutos por dia. Este sistema permitirá a redução de 3.600 toneladas de CO₂ por ano, equivalente à queima de 5.500 toneladas de pellets.

Os centros de dados são críticos devido ao seu alto consumo de energia, mas a Infomaniak busca mudar essa realidade com uma solução mais ecológica. “No mundo real, os centros de dados convertem eletricidade em calor, que geralmente é desperdiçado na atmosfera. É urgente modernizar essa prática e conectar essas infraestruturas às redes de aquecimento”, explica Boris Siegenthaler, fundador e diretor de Estratégia da empresa.

Infomaniak foi reconhecida por sua eficiência energética, já que suas instalações funcionam sem ar condicionado, algo incomum na indústria. Além disso, a empresa desenvolveu infraestruturas subterrâneas para minimizar o impacto ambiental.

Aquecimento do centro de dados suíço. Foto: X/@infomaniak.
Aquecimento do centro de dados suíço. Foto: X/@infomaniak.

Tecnologia aplicada ao reciclagem de calor.

O sistema da Infomaniak converte a energia utilizada por servidores e equipamentos em calor, alcançando temperaturas entre 40 e 45°C. Em seguida, esse calor é canalizado para um trocador de ar e água, onde bombas de calor o elevam a 67°C no verão e a 85°C no inverno, garantindo sua eficiência para aquecer residências.

Com a intenção de promover a sustentabilidade na indústria tecnológica, a Infomaniak disponibilizou um guia técnico gratuito que detalha como outras empresas podem replicar esse sistema. Além disso, o documento oferece recomendações para líderes políticos sobre a otimização das regulamentações na construção de centros de dados, promovendo uma abordagem mais sustentável na nuvem.

Centro de dados suíço. Foto: X/ @infomaniak.
Centro de dados suíço. Foto: X/ @infomaniak.

Como aquecer a casa de forma ecológica?

Para aquecer uma casa de forma ecológica, podem ser utilizados diferentes sistemas como estufas de pellets ou bioetanol, ou sistemas de piso radiante. Além disso, pode-se aproveitar a luz solar e isolar janelas e portas.

Sistemas de aquecimento ecológico

  • Estufas de pellets ou bioetanol: São uma opção sustentável e econômica que distribui calor e água quente. As estufas de bioetanol são seguras, não produzem fumaça nem substâncias tóxicas e não exigem muita manutenção.
  • Sistema de piso radiante: É uma forma eficiente de aquecimento instalada sob o piso. Esse sistema faz a circulação de água quente por uma rede de tubulações, o que faz com que o calor seja irradiado a partir do chão.
  • Aproveitar a luz solar: Abrir as persianas durante o dia para deixar entrar a luz do sol, fechar as cortinas ou persianas ao pôr do sol e as portas dos cômodos desocupados. Além disso, pode-se isolar janelas e portas, usar cortinas grossas ou criar barreiras internas.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Incêndios em Corrientes: mais de 100 mil hectares foram queimados.

Enquanto os focos na Patagônia ainda não são controlados, os incêndios em Corrientes também estão se espalhando. Nesta província,...

Noticias relacionadas