A impressão 3D está ajudando as tartarugas marinhas com problemas em suas carapaças.

Más leídas

A impressora 3D é um dos produtos tecnológicos que oferecem mais possibilidades aos usuários que sabem explorar seu potencial. Estamos diante de dispositivos capazes de salvar alguns animais desafortunados e, por exemplo, ajudar tartarugas marinhas com um grave problema.

No caso da tartaruga Charlotte, seus problemas começaram em 2008, quando foi atingida por um barco. Naquele mesmo ano, o processo de recuperação iniciou graças aos cuidadores do Mystic Aquarium, que conseguiram lhe oferecer uma segunda chance.

O problema de Charlotte

Após o choque com a embarcação, Charlotte teve suas barbatanas traseiras paralisadas e uma bolsa de ar ficou presa na parte posterior de seu corpo. As tartarugas, sendo répteis marinhos, precisam de ar para respirar e possuem um sistema de flutuação que lhes permite regular a profundidade em que nadam ou descansam.

O problema de Charlotte, conhecido como Síndrome da Bolha, é causado pela formação de bolsas de ar em seus tratos gastrointestinais, impedindo-a de se mover normalmente.

Como a impressão 3D ajuda as tartarugas marinhas

Os especialistas do Mystic Aquarium recorreram à impressão 3D para ajudar Charlotte. Foi projetado um arreio impresso em três dimensões, especificamente para ela.

Assim ajudam as tartarugas marinhas com impressões 3D

Esta solução é confortável, resistente, durável e à prova d’água. Foram utilizados dois materiais para sua criação: Nylon 11 CF e PEKK, proporcionando condições ideais para Charlotte.

O arreio utiliza um peso que contrabalança o efeito da bolha de ar dentro da tartaruga. Através de uma série de ranhuras, é possível regular o peso necessário para que Charlotte possa viver normalmente.

Alex Pestana, funcionário da empresa de impressão 3D Formlabs, afirma que esses projetos são muito complexos e específicos para o animal e sua ferida ou trauma, sendo um trabalho intensivo e otimizado graças à impressão 3D.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Revelam como a mudança climática pode influenciar os terremotos.

Um estudo recente identificou um vínculo entre **a redução de massas de gelo** e **mudanças em**(https://noticiasambientales.com/innovacion/sismos-y-terremotos-desarrollan-un-sistema-original-para-proteccion-de-viviendas/). Isso significa que...

Noticias relacionadas