Samantha Álvarez, secretária de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, anunciou que a prefeitura de Solidaridad implementará uma abordagem inovadora em relação ao sargassum e aos recifes durante 2025 na Riviera Maya.
Graças a uma colaboração com THRASOS3D, a empresa vencedora do prêmio de Melhor Iniciativa de Inovação Tecnológica Sustentável, o sargassum coletado será transformado em recifes artificiais.
Impressão 3D para regeneração de ecossistemas de corais
Através da impressão 3D, o sargassum coletado será transformado em recifes artificiais, ajudando na regeneração dos ecossistemas de corais.
Para que esse processo seja bem-sucedido, o sargassum deve estar em condições ótimas durante a coleta e transformação. Álvarez explicou que essa nova aplicação se junta aos usos tradicionais do sargassum, como a compostagem.
Colaboração sustentável com THRASOS3D
A parceria com THRASOS3D representa um avanço significativo na gestão sustentável do sargassum, transformando um desafio costeiro em uma oportunidade para a restauração marinha através de tecnologia de ponta, conforme relatado pelo Quintanaroo Quadratin.
Espera-se uma maior quantidade de sargassum em 2025
Conforme relatado pelo Notícias Ambientais, para 2025 é previsto um maior acúmulo de sargassum, pois o monitoramento via satélite prevê um aumento superior ao de 2024, motivo pelo qual Playa del Carmen está se preparando com maquinário, contêineres e o setor industrial.
Irving Rafael Lili Madrigal, diretor da Zona Federal Marítimo Terrestre de Solidaridad, indicou que está planejada a instalação de maquinário em pontos estratégicos das praias, assim como contêineres para acelerar a coleta e disposição da macroalga.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!