“Abafado e poucas chuvas”: assim será o clima do verão de 2025 na Argentina

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) trouxe notícias preocupantes quanto ao clima do verão de 2025 para a Argentina. De fato, no novo relatório trimestral, antecipa que haverá dias “abafados” e as chuvas serão escassas.

Em novembro e dezembro de 2024, assim como em janeiro de 2025, a Cidade de Buenos Aires (CABA) e a área metropolitana experimentarão dias mais quentes do que o habitual. Foi o que informou o organismo em relação a essa região.

Conforme observado no mapa divulgado, em grande parte do país a temperatura será “SN”, ou seja, acima do normal. Embora a temporada se apresente complicada em grande parte do país, em algumas regiões haverá certo alívio.

Clima do verão de 2025: os avisos do SMN
Na região da Patagônia, pelo menos, os registros serão mais próximos do habitual. Na zona de AMBA, porém, o vermelho é mais intenso, assim como no sudeste da província.

Outro ponto preocupante tem a ver com as chuvas, que serão escassas e inferiores ao habitual na região leste da província de Buenos Aires, incluindo a Costa Atlântica e arredores. Também no centro do país e na Patagônia. No Norte, em princípio, o regime de precipitações será semelhante ao histórico.

Alpio Costa, meteorologista e pesquisador do Instituto Antártico Argentino (IAA/DNA), detalhou, em relação ao relatório: “é altamente provável que enfrentemos um final de primavera e início de verão seco e quente”.

“Os árvores são o mecanismo mais importante”
Após a divulgação do relatório, que coloca novamente o aquecimento global no centro das atenções, a vice-chefe de Governo de Buenos Aires Clara Muzzio, se expressou através de suas redes.

“As árvores na cidade são o mecanismo mais importante que temos para regular as temperaturas extremas”, afirmou junto com a imagem do mapa.

“O novo relatório trimestral do Serviço Meteorológico Nacional antecipa que estamos entrando em um verão muito difícil, com temperaturas elevadas, persistentes, acima do normal e poucas chuvas”, destacou a funcionária.

Nesse sentido, apontou para um dos recursos mais importantes para enfrentar o cambio climático.

“As árvores na cidade são o mecanismo mais importante que temos para regular as temperaturas extremas. Por exemplo, em um dia abafado de 35 graus, a sombra de uma árvore pode registrar de 5 a 10 graus a menos, dependendo da umidade e do vento”, assegurou Muzzio.

“Com esse enfoque, considerando a importância fundamental das árvores para o verão, em 2024 foram plantadas 18.000 árvores novas na cidade, incluindo 2000 a mais dos 1000 que caíram durante a tempestade brutal de dezembro do ano passado”, acrescentou.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Uma rede de monitoramento transforma a proteção ambiental em Galápagos com a criação de uma “ilha inteligente”

A ilha Floreana, localizada no arquipélago de Galápagos, avança...

A Grande Muralha Verde: 11 países africanos lutam contra a desertificação

Durante quase vinte anos, África tem estado comprometida com...

Mulheres no Marrocos transformam neblina em água potável para 1000 pessoas

No sudoeste de Marrocos, um projeto inovador resolve a...

Fraude do ouro ilegal na Amazônia: representa mais de $3,3 bilhões e representa um risco ambiental

O comércio ilegal de ouro na Amazônia está gerando...