“Aliados pela água” soluções baseadas na natureza nas Serras de Córdoba

Más leídas

No dia 8 de novembro, será realizado o evento “Aliados pela Água: colaboração público-privada, inovação e Soluções baseadas na Natureza nas Sierras de Córdoba”.

Diante da preocupação causada pelas fortes evidências de que o serviço de regulação hídrica vem sendo perdido progressivamente, e que será intensificado devido ao fenômeno das mudanças climáticas e das alterações de uso do solo.

Por esse motivo, este evento nos convida a refletir sobre o cenário de insegurança hídrica, onde atividades tradicionais como a pecuária e o turismo estão começando a inovar, incorporando medidas de conservação, restauração e com uma gestão que busca preservar as contribuições da natureza para o bem-estar das pessoas.

## De onde vem a água consumida em Córdoba

A água que abastece Córdoba vem dos ecossistemas serranos que regulam o seu armazenamento e liberação, protegendo os solos e mantendo os caudais. No entanto, esse serviço tem sido afetado pelas mudanças climáticas e pelo uso do solo, gerando insegurança hídrica.

Diante dessa situação, um grupo de organizações públicas, privadas, sociedade civil e ciência vêm implementando abordagens inovadoras para restabelecer ou conservar esse serviço hídrico. A pecuária regenerativa, o controle de invasões biológicas, a restauração do ecossistema e a gestão de áreas protegidas, no âmbito da iniciativa “Aliados pela Água“, buscam ampliar soluções baseadas na natureza em uma ampla área das Sierras onde a água é gerada.

![Aliados pela Água](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/11/jorana-aliados-por-el-agua-169×300.jpg)

## Perguntas que faremos:

– ¿Como o trabalho articulado entre diversos setores pode gerar benefícios em escala para ajudar a cuidar da água, melhorar a segurança hídrica, conservar a biodiversidade e promover a produção sustentável com a geração de empregos verdes?
– ¿Sabia que metade da água consumida por 1.600.000 habitantes da cidade de Córdoba e arredores é produzida em uma pequena área das Sierras (26% da superfície nas cabeceiras dos Rios Primero e Segundo)?
– ¿E sabia que espécies lenhosas exóticas (árvores e arbustos) que estão invadindo as Sierras consomem até 300 litros de água por ano para cada metro quadrado que ocupam?

A água que abastece a população e as atividades produtivas da cidade de Córdoba e arredores tem origem nos ecossistemas serranos. Seus pastos de altitude, florestas e afloramentos rochosos atuam como protetores do solo e guardiões de um processo natural de armazenamento e liberação lenta da água. Desta forma, mitigam os picos de cheias nas épocas de chuvas e mantêm o caudal dos rios e riachos durante a época seca.

Estas e outras perguntas muito relevantes para a agenda da água na província, assim como soluções inovadoras baseadas na natureza, serão abordadas e apresentadas no evento “Aliados pela Água: colaboração público-privada, inovação e soluções baseadas na natureza nas Sierras de Córdoba”. O evento será realizado no Auditório Daniel Salzano, Centro Cultural Córdoba (Av. Poeta Lugones 401, Córdoba) na próxima sexta-feira, 8 de novembro, das 9h às 13h.

![Agenda detallada](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/11/Agenda-detallada_page-0002-228×300.jpg)

Aqui está o link de Inscrição

Lá também vamos contar como um grupo de atores do setor público e privado, da sociedade civil e da ciência, vêm aplicando abordagens inovadoras para resolver esses problemas com um trabalho em escala sem precedentes na região.

No evento, a CICLA Desarrollo Sustentable, o Ministério do Ambiente e Economia Circular da Província de Córdoba e a Administração de Parques Nacionais convidam para difundir essa problemática e ampliar a rede de Aliados para continuar contribuindo para a segurança hídrica em Córdoba.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Inédito: a mudança climática chega à Corte Internacional com um caso histórico.

A mudança climática chegou à Corte Internacional de Justiça pela mão da Assembleia Geral da ONU. Solicitou uma opinião...

Noticias relacionadas