No terceiro trimestre de 2024, a Argentina adicionou 216,5 MW à sua matriz energética graças à inauguração de novos parques eólicos e solares.

Más leídas

Este crescimento reafirma o compromisso do país com a diversificação de fontes de energia sustentáveis.

Inauguração de Novos Parques Eólicos e Solares

Entre julho e setembro de 2024, a Argentina deu um passo adiante em sua transição energética com a incorporação de 216,5 MW ao seu Sistema Argentino de Interconexão (SADI). Este incremento foi possível graças à habilitação de dois parques eólicos e um parque solar nas províncias de Córdoba, Buenos Aires e La Rioja.

Os projetos que contribuíram para este avanço são o Parque Eólico General Levalle I (Córdoba), com 62 MW, o Parque Eólico Pampa Energía VI (Buenos Aires), com 94,5 MW, e o Parque Solar 360 Energy (La Rioja), com 60 MW. Estes empreendimentos aumentam a capacidade instalada e melhoram o abastecimento elétrico para mais de 6 milhões de lares no país.

Impacto na Matriz Energética

Até o momento, a Argentina possui 225 projetos operacionais que totalizam 6.206 MW de energia renovável. Este crescimento faz parte do programa Mercado a Término de Energias Renováveis (MATER), impulsionado pela Lei N° 26.190, que promove o investimento em energias limpas.

Em 15 de setembro de 2024, foi registrado um novo recorde de abastecimento de energia renovável, alcançando 36,61% da demanda elétrica do país, superando a marca anterior de 32,2% alcançada em fevereiro de 2023. Este feito destaca a crescente participação de tecnologias como a eólica, solar e bioenergias no mix energético nacional.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

A Argentina tem termas naturais que são um paraíso: Onde estão?

Ao longo da Argentina, as águas termais naturais são uma das grandes joias que mais atraem o turismo. Em Catamarca,...

Noticias relacionadas