Recentemente, uma bióloga da Fundação Rewilding Argentina viveu uma experiência inédita: registrar em vídeo um casal de onças-pintadas no Parque Nacional El Impenetrable.
Débora Abregu, Coordenadora de Conservação, conseguiu filmar o macho selvagem Qaramta e a fêmea reintroduzida Keraná perto da Estação de Campo “El Teuco”.
Recuperação de Espécies-Chave
Débora Abregu trabalha no Parque Nacional com uma equipe de profissionais na recuperação de espécies-chave, como a onça-pintada, a lontra gigante e as tartarugas yabotí.
“Tive a sorte de filmar um casal de onças-pintadas. Um era Qaramta, um macho selvagem; e a outra era Keraná, uma fêmea que veio do Paraguai e foi reintroduzida nesta área protegida“, relatou.
Avistamento Inesperado
O avistamento foi inesperado. “Estava indo de carro depois de realizar as atividades diárias quando esses exemplares cruzaram à minha frente. Ambos estavam muito tranquilos”, comentou Débora. “Agora tive a oportunidade de vê-los. Qaramta ficou me olhando por um tempo antes de desaparecer na mata”, acrescentou.
Importância do Avistamento
“Além de ser um momento incrível, é muito emocionante porque mostra o caminho para a recuperação deste predador tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas. Há décadas não há registros de um casal de onças-pintadas no Chaco argentino, onde se estima que não existam mais de 15 exemplares. É um evento muito importante, pois provavelmente estão em período de acasalamento, o que significa que em breve poderá haver filhotes”, emocionou-se Débora.
Impacto no Ecoturismo
Débora refletiu sobre a repercussão desses avistamentos e o aumento de visitantes em busca de oportunidades de observação de fauna, semelhante ao que ocorre no Pantanal brasileiro. “Isso é uma grande oportunidade para gerar uma economia nas comunidades locais baseada no ecoturismo”, indicou.
Convivência Harmoniosa com os Animais
Dentro e fora do parque, é possível observar veados, antas, pumas e onças-pintadas. “Esperamos que esses encontros se tornem mais frequentes. Há muitos anos era muito comum encontrar onças-pintadas na margem do Rio Bermejo. Atualmente, ver onças-pintadas é muito difícil”, mencionou Débora.
À medida que a espécie se recupera, aumentam as possibilidades de observação. “Ao avistá-los, é necessário manter a calma e dar-lhes espaço. Eles nos observarão e seguirão o seu caminho”.
Mitigando Mitos sobre Animais Selvagens
“Há muitos mitos sobre como os animais selvagens reagem, principalmente a onça-pintada ou o puma. Também houve colegas que tiveram a sorte de ver onças-pintadas no El Impenetrable e em Iberá, onde a espécie também está em recuperação. Isso demonstra que podemos ter uma nova forma de convivência harmoniosa com os animais”, concluiu Débora.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!