Índia tomou uma decisão firme em relação à mobilidade urbana para reduzir a poluição do ar em Nova Deli, capital.
A cidade está se preparando para uma profunda transformação em suas ruas. A partir deste mês, os carros a gasolina com mais de 15 anos de antiguidade e os carros a diesel com mais de 10 anos não poderão abastecer mais.
A medida da Índia para reduzir a poluição do ar
Busca-se reduzir os níveis de poluição.
Trata-se de uma iniciativa que também foi questionada, pela qual buscam reduzir os níveis de poluição em uma das cidades mais poluídas do planeta.
Embora já tivessem anunciado a decisão há algum tempo, sua implementação ganha força agora com a incorporação de um sistema automatizado de controle.
Ou seja, haverá câmeras instaladas nos postos de gasolina para identificar, por meio de reconhecimento de placas, os veículos que já não estão autorizados a abastecer.
Segundo as autoridades, na cidade há mais de cinco milhões de carros e motos que serão afetados por essa determinação.
De acordo com as autoridades, a tecnologia de monitoramento começará a funcionar por meados do mês. A ideia original era que a medida entrasse em vigor em 1º de abril, mas foi adiada.
O mais importante do novo esquema é a impossibilidade de abastecer combustível se o veículo ultrapassar os limites de antiguidade estabelecidos.
Para alcançar esse objetivo, as autoridades criaram um sistema de câmeras com capacidade de reconhecimento automático de placas em diferentes postos de gasolina, cujas imagens serão cruzadas com bases de dados do registro veicular.
Esse sistema busca reduzir os problemas causados por medidas semelhantes anteriores, que dependiam de controles presenciais e não alcançavam uma ampla cobertura.
Segundo dados oficiais, espera-se que a nova abordagem permita reduzir significativamente a circulação de veículos altamente poluentes na capital.
As expectativas
Ainda há muitas dúvidas e opiniões divergentes sobre a eficácia dessa medida. Isso inclui também as possíveis estratégias que os motoristas possam adotar para contorná-la.
Poluição do ar
Uma possibilidade especulada é que os usuários se desloquem para outras jurisdições para abastecer. Essas cidades alternativas, localizadas na área metropolitana, poderiam neutralizar parcialmente os efeitos desejados em Nova Deli.
Por outro lado, um dado relevante é que uma grande parte da população da capital indiana, especialmente a classe média, enfrenta um desafio com isso. É que representa um obstáculo: renovar o veículo significa um custo econômico que nem todos podem suportar.
O país, por sua vez, mantém sua meta de alcançar 30% das vendas de veículos elétricos até 2030 e a medida que entrará em vigor em Nova Deli é apresentada como parte desse caminho.