Nas últimas semanas, a contaminação nas praias do Brasil aumentou a preocupação entre os turistas. Isso provocou um alerta sanitária que afeta tanto os locais como os estrangeiros.
O problema aparece na água e ocorre em muitas das zonas costeiras mais populares do país vizinho, altamente escolhidas pelos argentinos para passar o verão.
Mas, até agora em dezembro, muitas pessoas já precisaram ser atendidas no Rio de Janeiro por problemas estomacais. O que dizem as autoridades.
Contaminação nas praias do Brasil: o que está acontecendo
Desde o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) pertencente ao Governo do Rio de Janeiro, alertaram sobre a presença de enterococos, uma bactéria que pode causar diversas infecções.
Contaminação nas praias do Brasil: afeta o Rio de Janeiro.
Esta bactéria é a mesma que afeta várias praias do sul do Brasil, em Florianópolis, outro destino muito escolhido pelos argentinos.
A esta situação é preciso acrescentar que o mar brasileiro foi afetado por outros fatores, como o despejo de resíduos industriais, o mau manejo de águas residuais e chuvas intensas que arrastam resíduos para as praias.
As autoridades locais emitiram advertências de que as águas em certas áreas estão contaminadas com níveis perigosos de coliformes fecais, uma das principais bactérias associadas a doenças transmitidas pela água.
Quais são as praias afetadas
– Todas as praias da Ilha de Paquetá
– Pelônias
– Bandeira
– Pitangueiras
– Engenhoca
– Bica
– Jardim Guanabara
– Sao Bento
– Galeao
– Ramos
– Glória
– Flamengo
– Botafogo
– Urca
– Arpoador
– Ipanema
– Leblon
– Sao Conrado
– Portal de Sernambetiba
– Barra de Guaratiba
– Cardo
– Recôncavo
Impacto no Turismo
O Brasil é um destino turístico mundialmente famoso, especialmente em lugares como Rio de Janeiro, Bahia e no nordeste do país. No entanto, também experimentou uma diminuição na afluência de turistas devido à preocupação com a qualidade da água.
Os visitantes manifestaram sua preocupação com o risco de doenças gastrointestinais e dermatológicas, associadas ao contato com águas contaminadas.
Medidas das autoridades
As autoridades de saúde e ambientais do Brasil responderam rapidamente à crise. Implementaram medidas de monitoramento da qualidade da água e realizaram campanhas de conscientização entre os turistas.
Foram colocadas sinalizações de advertência nas praias mais afetadas e estão sendo feitos esforços para melhorar a infraestrutura de tratamento de águas residuais.
Medidas das autoridades.
O programa Bandeira Azul
Nessa linha, o programa Bandeira Azul, gerido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), aplica padrões internacionais para garantir a qualidade e segurança das praias. Entre os critérios avaliados estão:
- Qualidade da água: apta para banho.
- Gestão de resíduos: sistemas de recolha e separação do lixo.
- Condições do ambiente: praias livres de algas e detritos vegetais.
- Serviços sanitários: banheiros em boas condições.
- Segurança: presença de salva-vidas e serviços médicos.
- Infraestrutura: instalações funcionais e acessíveis.
- Normas claras: regulamentações sobre animais e convivência.
- Acessibilidade: serviços para pessoas com mobilidade reduzida.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!