As florestas tropicais são locais com chuvas abundantes e temperaturas constantes ao longo do ano, além de suas plantas e árvores serem caracterizadas por suas folhas grandes, que têm a função de captar a maior quantidade de luz possível. Na verdade, apenas dois bosques desse tipo se destacam por seu grande tamanho, a Amazônia, considerada a maior do mundo, e a selva do Congo, na África.
Sim, a segunda maior floresta tropical encontra-se em grande parte das planícies do rio Congo e a maioria de seus afluentes, localizados no centro do continente africano. Poucos sabem que esta floresta tem uma área de 700.000 quilômetros quadrados, abrangendo os limites internacionais de seis países.
Esta floresta abriga um quarto das florestas tropicais que ainda existem no planeta, ultrapassando as fronteiras internacionais da República Democrática do Congo, República do Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Camarões, República Centro-Africana e Angola.
Assim como muitas áreas naturais do mundo, esta floresta também está ameaçada pelas mudanças climáticas e outros fatores que prejudicam seu ecossistema. De acordo com os especialistas, a situação deste lugar está se tornando cada vez mais complexa, resultando em desmatamento, construção e caça furtiva.
Outros dados desconhecidos sobre esta floresta tropical
Assim como muitos desconhecem que esta floresta tropical africana é a segunda maior do mundo, também podem não saber sobre esses dados pouco conhecidos da selva do Congo:
- Abriga 170 milhões de hectares de floresta úmida densa.
- A temperatura varia entre 21 e 30 graus.
- Lá habitam mais de 10.000 espécies de plantas, 1.000 de aves, 700 de peixes e 400 espécies de mamíferos.
- Recebe uma média de 1.800 milímetros de precipitação anual.
- Possui 116 milhões de hectares divididos em florestas abertas, savanas e arvoredos, entre outros tipos de coberturas florestais.
Os benefícios dessas florestas
Os especialistas afirmam que essas florestas oferecem muitos benefícios, como a regulação do ciclo da água e do clima, já que produzem oxigênio enquanto absorvem dióxido de carbono, controlam as inundações, promovem a conservação da biodiversidade, fornecem alimentos e evitam a erosão.
Essas funções são as que conferem uma grande importância, pois equilibram a ecologia por meio de diferentes serviços ambientais à sociedade. Isso ocorre porque, além de produzir oxigênio, permitem que a água da chuva se infiltre no subsolo e recarregue os aquíferos, mantendo os solos férteis produzindo matéria orgânica.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!