Alerta para a evaporação do Mar Cáspio: poderia diminuir 21 metros até 2100

Más leídas

Uma recente pesquisa científica alerta para a iminente evaporação do Mar Cáspio.

Trata-se da maior massa de água interior do mundo e tem diminuído ao longo dos anos. Até 2100, seu nível poderia baixar 21 metros se não forem tomadas medidas.

Evaporação do Mar Cáspio: os números que preocupam

De acordo com uma pesquisa liderada pela Universidade de Leeds, cujos dados foram divulgados pela EuropaPress, o Mar Cáspio está diminuindo. O aumento das temperaturas provoca mais evaporação de água do que a que chega até ele.

mar caspio O Mar Cáspio.

Mesmo se o aquecimento global for limitado a menos de 2 °C, é provável que o nível da maior massa de água interior do mundo diminua entre 5 e 10 metros.

Mas, se as temperaturas continuarem subindo, o nível da água poderá descer até 21 metros até 2100.

Os pesquisadores detalharam os potenciais riscos que isso representa para a biodiversidade e a infraestrutura humana da região, em um artigo publicado na Communications Earth & Environment.

Os riscos

Atualmente, o Mar Cáspio se estende aproximadamente 1150 quilômetros por 450 quilômetros, com uma superfície total de 387.000 quilômetros quadrados.

Com uma redução de 10 metros, prevê-se que quatro dos 10 tipos de ecossistemas exclusivos deste mar desapareçam completamente. Assim, a cobertura das áreas marinhas protegidas existentes (áreas destinadas à
conservação) seria reduzida em até 94%.

De acordo com a pesquisa, a diminuição do nível da água deixará as focas do Cáspio com um habitat de reprodução significativamente reduzido.

Também restringirá o acesso dos esturjões aos rios de desova e provocará a perda de lagoas costeiras e juncos importantes para a desova de outras espécies de peixes e aves migratórias.

Mais de 15 milhões de pessoas vivem na costa do Cáspio, em Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turquemenistão. As nações vizinhas dependem desta massa de água para a pesca, o transporte marítimo e o comércio, além do papel que desempenha na regulação do clima na Ásia Central.

O tamanho equivalente à Islândia

As descobertas mostram que uma área de 112.000 quilômetros quadrados, maior que o tamanho da Islândia, provavelmente se secará.

Mesmo, conforme descrevem, em um cenário otimista de aquecimento global com uma diminuição de 10 metros.

Os riscos do aquecimento global.

Dado que muitas das áreas de maior importância ecológica e econômica estão em águas rasas, isso poderia ter consequências
significativas para a biodiversidade e a sustentabilidade da população da região, segundo o estudo.

Por exemplo, o Mar Cáspio abriga a foca do Cáspio, uma espécie em perigo de extinção, e seis espécies de esturjão, bem como centenas de espécies de peixes e invertebrados que não habitam em nenhum outro lugar.

Últimas noticias

Inglaterra: resgatam mais de 80 animais em operação contra maus-tratos.

Numa operação contra o maltrato animal envolvendo a polícia de South Yorkshire, a RSPCA (Organização Beneficente de Combate à...

Noticias relacionadas