Cerca de 500.000 pessoas pedem na Alemanha a proibição de fogos de artifício após mortes em festas.

Más leídas

Mais de meio milhão de pessoas assinaram uma petição online na Alemanha para proibir a pirotecnia nas festas de fim de ano. É que 2024 terminou com mortes causadas pelo uso indevido de material no país europeu e a situação preocupa.

Até o momento, foram reportadas cinco pessoas mortas e centenas de feridos devido à utilização de fogos de artifício. A esse número também se somaram cerca de 400 detenções.

A petição: assinaram para proibir a pirotecnia nas festas na Alemanha

Um dos feridos graves é um policial da cidade de Berlim. A partir disso, o sindicato da força foi o impulsionador de uma iniciativa que busca colocar um limite no uso de pirotecnia durante as festividades.

A isso se soma a violência que os agentes sofrem com fogos de artifício, algo que consideram ter se tornado insustentável.

Por isso, foi iniciada uma petição online que já foi assinada por mais de 500.000 pessoas. Consiste na proibição do uso privado de pirotecnia e que seja substituída por eventos pirotécnicos organizados.

Pedem para proibir a pirotecnia na Alemanha.
Pedem para proibir a pirotecnia na Alemanha.

O frenesi da Alemanha pela pirotecnia nas festas

Parece que a chegada do Natal e do Ano Novo são, para o povo alemão, além de épocas de festas, também sinônimo de pirotecnia.

Segundo a Associação da Indústria Pirotécnica, as vendas de fogos de artifício na Alemanha passaram de 133 milhões de euros em 2019 para 180 milhões de euros em 2023.

Ou seja, um aumento de 35 milhões em apenas quatro anos. Para os especialistas, isso não é casual, mas também responde a certas questões sociológicas e psicológicas.

Klaus Gotzen, da Associação da Indústria Pirotécnica, explica: “Se o ano que termina não foi bom, as pessoas depositam suas esperanças no novo ano”. E isso inclui dar as boas-vindas ao ano “com estilo”.

Além disso, podem ser acrescentados outros pontos como:

1- O descontentamento político e social:

Muitos estão descontentes com o governo, a política, a chegada de refugiados, a escassez de moradias e a inflação. Além disso, muitas pessoas têm problemas no trabalho e a taxa de licenças médicas está mais alta do que nunca.

2- É permitido:

Na Alemanha, existem muitas normas que proíbem barulhos e situações incômodas. Existem períodos de descanso regulamentados por lei, uma proibição de voos noturnos, cortar ou aspirar grama, fazer jardinagem ruidosa, entre outros. Em contrapartida, o barulho e os fogos de artifício estão expressamente permitidos nessas datas.

3- Parte da cultura:

O costume e a tradição de usar pirotecnia remontam às origens germânicas, onde os espíritos malignos e os demônios eram afugentados com muito barulho na virada do ano.

Para se proteger dos maus espíritos, as casas e os estábulos eram fumigados com incenso e faziam muito barulho na noite anterior ao início do ano.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Explore Parque Patagônia Azul: três campings gratuitos na costa atlântica de Chubut

Nos acampamentos gratuitos do Parque Patagonia Azul, localizado na província de Chubut, as dunas se fundem com o vento...

Noticias relacionadas