O governo da província de Buenos Aires abordou e controlou em tempo recorde o incêndio que ocorreu ontem à tarde na Reserva de Punta Lara, na parte correspondente ao município de Berazategui, a partir da implementação do protocolo de ação do Conselho de Coordenação Interministerial para o Manejo do Fogo, composto pelos ministérios de Segurança, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário da Província.
O incêndio foi detectado ontem à tarde por guardas florestais do Ministério do Meio Ambiente e reportado imediatamente a todas as áreas provinciais envolvidas para ativar o protocolo de ação. Participaram quase 100 pessoas que, com um trabalho de campo coordenado durante toda a noite e o reforço de um helicóptero com helibalde da Província, conseguiram controlar rapidamente o fogo. Participaram da operação os ministérios da Segurança, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário; AUBASA, a Regional Operativa Número 2 que inclui 11 quartéis de bombeiros voluntários, o Município de Berazategui e a Cruz Vermelha. O aumento das temperaturas e as condições climáticas desta época aumentam a possibilidade de focos de incêndio, como o que ocorreu na Reserva de Punta Lara.
Bomberos trabalhando no combate ao incêndio[/caption>Trabalho coordenado para o controle do incêndio
Na Província de Buenos Aires, durante a gestão de Axel Kicillof, foram implementadas medidas como a regulamentação da Lei Nº 14.892 de Manejo do Fogo, que cria o Conselho de Coordenação Interministerial, composto pelos ministérios de Meio Ambiente, Segurança e Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de implementar um mecanismo de ação imediata, articulado entre os atores envolvidos e com uma abordagem integral com políticas públicas de prevenção, conscientização, formação profissional, fortalecimento do sistema de combate aos incêndios e restauração dos territórios afetados.
Trabalho coordenado para um resultado efetivo no controle do incêndio[/caption>Destaca-se entre elas a entrega, por parte do Ministério do Meio Ambiente, de kits florestais, veículos, vestuário e ferramentas específicas para combate ao fogo, tanques australianos e realização de múltiplas formações em aceiros e combate a incêndios; aos guardas florestais das reservas provinciais.
“A imensa maioria desses incêndios são resultado da ação humana, que se intensificam em um contexto onde a crise ambiental não dá trégua. Diante do negacionismo da mudança climática por parte do governo nacional, na Província estamos trabalhando dobrado para o controle do incêndio e início de fogo para proteger nossos bens comuns naturais e nossas comunidades”, afirmou a ministra do Meio Ambiente Daniela Vilar.
Devido às condições meteorológicas do dia de ontem e à zona do incêndio, estima-se que tenha sido causado por ação humana. Diante disso, lembramos que:
🚫Se for fazer fogo, que seja em zonas autorizadas. Não o perca de vista e apague as brasas.
🚫Não jogue bitucas de cigarro.
📞Se vir fumo, avise às autoridades:
100 Bombeiros
107 Emergências
911 Polícia
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!