Os países mais frios do mundo geralmente estão localizados nas regiões polares e em latitudes mais altas, com invernos longos e gelados e, em alguns casos, verões curtos.
Islândia
A Islândia tem temperaturas que variam de -20 °C a -30 °C. Seu clima é subpolar oceânico e, embora esteja perto do Ártico, suas costas geralmente não congelam. A temperatura mais baixa registrada foi de -38 °C em Grímsstaðir e Möðrudalur em 22 de janeiro de 1918. As nevascas são mais comuns no norte e nas terras altas do interior.
Finlândia
Na Finlândia, as regiões do sul são cobertas de neve por 3 ou 4 meses por ano e as do norte por cerca de 7 meses. As temperaturas no sul podem cair para -25 °C em janeiro e fevereiro, enquanto no norte podem cair abaixo de -40 °C. Os invernos duram entre 120 e 180 dias, dependendo da região.
Estônia
A Estônia apresenta uma zona de transição entre o clima atlântico e o continental. A temperatura mais baixa registrada foi de -43,5 °C em Jõgeva em 17 de janeiro de 1940. Os invernos são intensos, com neve cobrindo grande parte do território de final de dezembro a março.
Canadá
O Canadá é o segundo país mais frio do mundo. Os invernos podem ser rigorosos, especialmente nas províncias do interior e nas pradarias, com temperaturas médias diárias de -15 °C, mas podem cair abaixo de -40 °C. A cidade de Snag, em Yukon, registrou a temperatura mais baixa da América do Norte, com -63 °C.
Groenlândia
A Groenlândia é um dos lugares mais frios do planeta, com um clima polar e subártico. As temperaturas variam entre -10 °C e -30 °C, com registros no centro do país de até -66 °C. Nesta região, é possível admirar o sol da meia-noite no verão e as auroras boreais no inverno. A Groenlândia é uma região autônoma da Dinamarca.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!