Dez defensores da terra na luta contra a desertificação

Más leídas

Dez jovens com menos de 35 anos foram escolhidos pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação para compartilhar suas conquistas e ideias na gestão sustentável da terra diante da crescente ameaça global de desertificação e perda de terras.

Enquanto a 16ª reunião global da Convenção continua em Riade, esses jovens compartilharam suas ações para inspirar a mudança, unir mais jovens e demonstrar o poder da ação coletiva.

A seguir, vamos contar sobre cinco jovens defensores do combate à desertificação:

Jovens Inovadores em Ação

Astrid Peraza, Costa Rica: “Trabalhar sozinho não é uma opção para criar uma mudança significativa”, diz Astrid Peraza, educadora juvenil em questões climáticas.

Ela desenvolveu o jogo de tabuleiro “Resgatando pinguins” para ensinar sobre as mudanças climáticas e suas soluções. Além disso, participa do projeto de reflorestamento de manguezais Vivero Verde Mar para conservar o meio ambiente e combater a desertificação costeira.

Billie Crystal G. Dumaliang, Filipinas: Nas Filipinas, o desmatamento e a degradação das bacias hidrográficas aumentam o risco de fenômenos meteorológicos extremos. Billie Crystal G. Dumaliang e a Fundação Masungi Georeserve estão reflorestando 2700 hectares ao redor de Manila para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Empreendedores e Protetores do Meio Ambiente

Rokiatou Traoré, Mali: Empreendedora verde que cria produtos da árvore da moringa. Ela treinou 100 mulheres para produzir chás, óleos e alimentos infantis exportados para mais de sete países. Em 2023, ela produziu 150.000 mudas de moringa para 5.000 mulheres e jovens agricultoras. Seu objetivo é estabelecer uma rede de milhões de produtoras e plantar 10 milhões de árvores até 2030.

Takudzwa Ashley Mlambo, Zimbábue: Sua organização Forestry & Citrus Research pretende plantar e monitorar um bilhão de árvores no Zimbábue, utilizando inteligência artificial e rastreamento por satélite. O reflorestamento é crucial para combater as mudanças climáticas e manter a temperatura global sob controle.

Inovação Agrícola

Siddhesh Sakore, Índia: Fundador da AGRO RANGERS, Siddhesh Sakore trabalha para criar meios de subsistência sustentáveis em Pune, uma área propensa à seca. Sua organização promove práticas agroflorestais orgânicas para combater a degradação do solo e melhorar a produtividade agrícola. “A luta contra a desertificação começa com práticas agrícolas sustentáveis impulsionadas pela comunidade”.

Esses jovens líderes estão mostrando que a ação coletiva e a inovação podem fazer uma diferença significativa na gestão sustentável da terra e no combate à desertificação. Há um total de 10 Heróis da Terra. Conheça todas as suas histórias.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas