Dia Mundial do Clima: Motivos por trás da celebração em 26 de março

Más leídas

É celebrado o Dia Mundial do Clima, uma data-chave para refletir sobre os desafios enfrentados pelo nosso planeta devido às mudanças climáticas e à urgente necessidade de tomar medidas para proteger nossos ecossistemas.

Nas últimas décadas, foram registradas variações climáticas significativas, decorrentes do vertiginoso desenvolvimento industrial e crescimento populacional, gerando diversas consequências como o efeito estufa, o aquecimento global, a poluição ambiental, a superexploração de recursos naturais e a afetação da camada de ozônio, impactando negativamente nos ciclos naturais da Terra.

Em função disso, em 26 de março é comemorado o Dia Mundial do Clima, declarado na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em 1992, para conscientizar e sensibilizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância e a influência do clima, bem como o impacto das mudanças climáticas na humanidade.

O que é o clima?

O que é o clima

O clima é definido como o conjunto de condições meteorológicas e atmosféricas de uma zona geográfica durante um período prolongado: vento, precipitações, umidade, pressão atmosférica e temperatura.

Existem muitos fatores que influenciam naturalmente o clima, como o acúmulo de gases que retêm calor na atmosfera, mudanças na intensidade do sol, erupções vulcânicas, entre outros.

O clima constitui um elemento de vital importância para as atividades desenvolvidas pelo ser humano que requerem condições ambientais específicas, como a agricultura, a caça e a pesca legal.

Curiosidades sobre o clima

  • Desde 1977, cada ano tem sido mais quente que a média de temperatura de todo o século XX, motivado pelas emissões geradas pelo petróleo e carvão.
  • A capacidade energética dos furacões é metade da existente em todo o mundo.
  • A principal causa do aquecimento global é a elevada concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
  • As gotas de chuva caem a uma velocidade entre 8 e 32 quilômetros por hora, dependendo de seu diâmetro e espessura.
  • O lugar mais úmido do mundo está em Mawsynram (Índia), com um recorde de 11.000 milímetros de chuva por ano. O lugar mais seco do planeta está no Deserto do Atacama, ao norte do Chile, com uma média de um milímetro de precipitação anual.
  • Os aerossóis podem contribuir para reter calor ou refletir a energia solar de volta ao espaço, dependendo de sua composição e cor.
  • A descarga elétrica dos relâmpagos é gerada na Terra, apontando para o céu, descartando a crença popular de que os raios começam de uma nuvem.

Ações para melhorar as condições climáticas

Há várias ameaças naturais relacionadas às variações climáticas, razão pela qual é pertinente a adoção de medidas por parte de governos e nações para sua prevenção:

  • Impulsionar a aprovação e aplicação de instrumentos legais que protejam o meio ambiente.
  • Investir em tecnologias para capturar o CO2.
  • Promover o uso de fontes de energia alternativa: energia eólica e solar.
  • Racionalizar o uso de produtos químicos na agricultura.
  • Gerir de forma eficiente o uso de água potável.
  • Investir em sistemas de irrigação eficientes.
  • Participar de acordos internacionais sobre o meio ambiente, cumprindo todos os aspectos acordados nesses acordos.
  • Promover a educação ambiental.
  • Erradicar a prática indiscriminada de desmatamento, corte e queima de florestas e áreas ambientais protegidas.

Você pode participar da celebração deste dia todos os dias, com ações simples: reduzindo o consumo de plásticos de uso único, plantando uma árvore, fazendo a manutenção preventiva e corretiva do seu veículo para diminuir a emissão de gases tóxicos, assim como evitando o uso de aerossóis.


Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

China transforma seus telhados em usinas elétricas em tempo recorde.

A China alcançou avanços significativos e muito visíveis na área de transição energética. Transforma seus telhados em centrais elétricas...

Noticias relacionadas