Dois polos opostos: 8 diferenças entre o Ártico e a Antártica

Más leídas

Embora muitas pessoas acreditem que os dois polos da Terra, o norte e o sul, sejam basicamente iguais, a verdade é que existem muitas diferenças entre os polos opostos, em todos os níveis.

Até mesmo a forma como o aquecimento global afeta cada um é diferente em ambas as regiões geladas. Aqui estão algumas das características que distinguem o Círculo Polar Ártico (no norte) do Círculo Polar Antártico (no sul).

8 diferenças entre os polos opostos do planeta

1. Geografia

Dos dois polos, apenas a Antártida é um continente real composto por terra firme, coberto de gelo, com uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados que no inverno chega a 32 milhões de km².

Por outro lado, o Ártico é um espaço oceânico congelado no meio de outros continentes, composto por mares congelados e partes das costas russa, norte-americana e Groenlândia.

2. População humana

A Antártida não possui população permanente, apenas cientistas em bases temporárias, chegando a cerca de 1.000 pessoas no inverno e cerca de 10.000 no verão.

Em contraste, o Ártico possui uma população significativa, principalmente na Rússia, com cerca de dois milhões de pessoas, e em outros países como Finlândia, Suécia, Noruega, Groenlândia e América do Norte, totalizando mais de 4.300.000 habitantes, dos quais cerca de 450.000 são indígenas.

3. Fauna

A biodiversidade no Ártico é maior devido às suas temperaturas menos extremas. O urso polar, baleias jubarte, morsas, focas e raposas árticas são alguns de seus animais emblemáticos.

Na Antártida, os pinguins são característicos, juntamente com focas, lobos-marinhos antárticos, elefantes-marinhos e algumas aves marinhas.

Os pinguins fazem parte da paisagem da Antártida

4. Temperaturas

As temperaturas no Ártico podem chegar a -50ºC, com casos extremos de -68ºC, enquanto na Antártida foram registrados -89,3ºC, em parte devido à sua maior altitude, com uma média de 2.000 metros acima do nível do mar.

5. Auroras polares

Ambas as regiões têm auroras polares, conhecidas como auroras boreais no norte e auroras austrais no sul. As do norte são mais conhecidas devido à maior população humana naquela região, facilitando o acesso para observação.

6. Elevação do nível do mar

A elevação do nível do mar é consequência do derretimento do gelo que estava sobre a terra firme, como na Antártida e Groenlândia. No Ártico, o gelo já está majoritariamente no mar, mas seu derretimento acelerado provoca efeitos climáticos globais, alterando a atmosfera e as correntes marítimas.

7. Situação jurídica

A Antártida é dedicada à pesquisa e à ciência por meio de um acordo internacional, isenta de usos industriais, econômicos ou militares. Por outro lado, o Ártico é utilizado comercial, industrial e militarmente pela Rússia e pelos EUA, com rotas comerciais intensificadas no verão devido ao derretimento do gelo.

8. Oceanos reconhecidos

O Oceano Ártico geralmente é reconhecido com limites estabelecidos, enquanto o reconhecimento oficial do Oceano Austral ainda é objeto de disputa, embora entidades científicas tenham estabelecido limites precisos para este oceano.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Oficial: 2025 é o Ano Internacional da Conservação dos Glaciares

A Organização das Nações Unidas (ONU) oficialmente declarou 2025 como o "Ano Internacional da Conservação dos Glaciares". Além disso,...

Noticias relacionadas