Energias renováveis na Irlanda: em fevereiro, cobriram mais da metade da demanda elétrica.

Más leídas

As **[energias renováveis em zonas rurais, Chubut lidera a transição energética](https://noticiasambientales.com/energia/energias-renovables-en-zonas-rurales-chubut-lidera-la-transicion-energetica/)** cubriram mais da metade da demanda energética da Irlanda em fevereiro. É o que indicam os dados provisórios do operador da rede **EirGrid**.

A maior fornecedora foi a **energia eólica**, que satisfez quase metade das necessidades de eletricidade. Isso representa um pouco mais de **48% de toda a utilizada**.

O objetivo do país europeu é que 80% da eletricidade possa vir desse tipo de fontes, para o qual enfrentou uma forte transição.

### Energias renováveis na Irlanda: os avanços mostrados em fevereiro
A geração total de energia eólica na Irlanda atingiu **1411 GWh** (gigawatts hora) durante o mês, no qual foi alcançado um novo recorde de energia eólica na quinta-feira, 13 de fevereiro.

Mas as renováveis em geral forneceram **54,5%** da eletricidade em fevereiro, o que inclui a solar em escala de rede e a energia hidrelétrica. A demanda global do sistema elétrico foi de **2918 GWh**.

![energías renovables](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2024/01/energias-renovables-1024×678.jpg)
*O crescimento das energias renováveis na Irlanda.*

Por outro lado, a geração a gás representou **31% de toda a eletricidade** utilizada em fevereiro, sendo que 12% foi importada por interconexão. Do carvão veio 2% e o **restante 1% de outras fontes**.

### A transição energética
A empresa **EirGrid** é responsável por liderar a transição da Irlanda para um futuro com baixas emissões de carbono, de forma que **80%** da eletricidade possa vir de energias renováveis, conforme os objetivos do governo.

Atualmente, a rede elétrica pode suportar até **75%** da eletricidade proveniente de fontes renováveis a qualquer momento. Isso é conhecido como **limite de penetração não síncrona do sistema (SNSP)**. O objetivo agora é aumentar ainda mais esse limite.

“Fevereiro foi um dos nossos meses mais fortes registrados em termos de energias renováveis na rede, como demonstra o novo recorde de energia eólica máxima de **3884 megawatts na tarde de 13 de fevereiro**”, confirmou **Charlie McGee**, gerente operacional do sistema na EirGrid.

“Como sempre, isso foi apoiado por uma combinação de fontes de **geração que ajudam a garantir** um fluxo de energia estável em todos os momentos na rede”, acrescentou.

### Renováveis na América do Sul: o que está acontecendo na região
![Energías renovables en el Reino Unido.](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2021/12/energias-renovablesjpg.jpg)

Sudamérica possui um grande potencial para gerar e esses países **lideram em energias renováveis** graças aos seus abundantes recursos naturais como sol, vento e água.

Muitos países da região têm feito importantes avanços na adoção dessas fontes de **energia limpa**, contribuindo assim para a luta contra as mudanças climáticas e para a diversificação de sua **matriz energética**.

Últimas noticias

China transforma seus telhados em usinas elétricas em tempo recorde.

A China alcançou avanços significativos e muito visíveis na área de transição energética. Transforma seus telhados em centrais elétricas...

Noticias relacionadas