Num esforço para promover a conservação e manejo sustentável das florestas nativas, a província de Entre Ríos implementou um programa de apoio financeiro para os produtores.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca de Entre Ríos realizou a primeira entrega de Subsídios Não Reembolsáveis da convocatória de 2024, no valor de 180 milhões de pesos.
Os recursos concedidos estão enquadrados nas leis Nacional 26.331 de Preservação do Meio Ambiente das Florestas Nativas e Provincial 10.284.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Raúl Boc-Hó, destacou que “os projetos aprovados beneficiaram 17 produtores das regiões Federal, Villaguay, Paraná e Nogoyá. Eles se concentraram em atividades relacionadas à análise, manejo de espécies estrangeiras, trabalhos de desbaste e cercamento de campos com o objetivo de aumentar o estrato herbáceo“.
Impulso à Produção Sustentável
“Do Ministério, valorizamos o trabalho contínuo que estamos realizando, pois observamos que está dando resultados, os produtores estão confirmando isso e isso nos estimula a confirmar que é o trabalho adequado”, afirmou Boc-Hó.
Por sua vez, a Coordenadora de Floresta Nativa, Andrea Cislaghi, indicou que continuarão a fornecer recursos aos produtores para que realizem intervenções em suas florestas.
Importância da conservação das florestas nativas
A restauração, conservação e uso sustentável das florestas nativas permitem garantir a saúde e a qualidade de vida das pessoas e de a biodiversidade que as habita.
As florestas são provedoras de serviços ecossistêmicos essenciais para a vida. Ajudam a mitigar as mudanças climáticas, regulam os ciclos de água doce, contribuem para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico. Abrigam mais da metade da biodiversidade terrestre e são território ancestral de numerosos povos indígenas e famílias camponesas.
Foto da capa: GPER
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!