A cidade de Milão proibiu fumar nas ruas a partir de 2025. Isso acontecerá caso não seja possível manter uma distância de pelo menos 10 metros em relação a outras pessoas.
O objetivo da capital da moda italiana é reduzir os níveis de poluição. Sem dúvida, essa é a medida mais marcante que a Prefeitura implementou em 1º de janeiro.
Milão proibiu fumar nas ruas: detalhes da medida
A proibição em Milão.
“A proibição de fumar se estende a todos os espaços públicos, incluindo as ruas”, detalha o texto.
Nesse sentido, é proibido fumar tabaco em espaços públicos, incluindo as ruas, exceto em “locais isolados” onde seja possível respeitar essa distância de pelo menos dez metros.
Na cidade, já era proibido fumar desde 2021 nos espaços verdes públicos (exceto quando era possível respeitar a distância de segurança), nas áreas de estações de táxi, ônibus, parques infantis, e em instalações esportivas.
Pessoas que fumem, prejudiquem os outros, ou desrespeitem a norma, estarão sujeitas a multas de 40 a 240 euros (US$ 21 a US$ 246), de acordo com a medida do governo municipal.
Como é o Plano Ar-Clima de Milão
Essa medida faz parte de um conjunto de normas aprovadas há quatro anos para melhorar a qualidade do ar da cidade.
Cerca de sete milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição do ar.
Elas foram entrando em vigor aos poucos ao longo do tempo, e estão inseridas no Plano Ar-Clima, um documento que pretende reduzir pela metade as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2050.
A poluição atmosférica causa cerca de sete milhões de mortes em todo o mundo, conforme dados de sociedades médico-científicas e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assim, a OMS estima que nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!