Fazendas de coral buscam salvar os recifes da Venezuela

Más leídas

Em uma praia da Venezuela, uma fundação e o governo trabalham juntos para manter fazendas de corais no fundo do mar, com o objetivo de salvar os recifes diante das mudanças climáticas.

No Parque Nacional San Esteban, localizado na ilha Santo Domingo, no estado de Carabobo, são cultivadas pelo menos seis espécies de corais pétreos em estruturas submarinas. Este projeto visa mitigar os efeitos do aquecimento global nos recifes de coral.

Jesús Alvarado, diretor da Fundação Pilares Marinos, explica: “Os corais estão branqueando devido a doenças próprias do ecossistema por acidificação, quando o mar absorve dióxido de carbono, e pelo aquecimento. Os que estão a uma profundidade de 1 a 3 metros são os que estão vivenciando a mudança”.

A Fundação Pilares Marinos, responsável pelo resgate e manutenção dos corais autóctones, conta com o apoio do Ministério do Ecosocialismo para desenvolver as fazendas de corais, um projeto que teve início há dois anos.

Venezuela busca salvar os recifes de coral

Cultivo de corais para salvar os recifes

Pequenos pedaços de corais são colocados em estruturas em forma de árvore em áreas de 300 metros quadrados no fundo do mar. Uma vez que os corais crescem até cerca de 40 centímetros, são replantados nos recifes para auxiliar na sua reabilitação, conforme a fundação e o Ministério do Ecosocialismo.

Até 2024, foram plantados 2.500 fragmentos de corais da classe Porites, uma das mais comuns nos oceanos e mares tropicais, de acordo com os dados da fundação.

Yanet Villasana, cientista da fundação, destaca a importância desses esforços: “Os corais, embora ocupem apenas 0,1% da superfície oceânica, fornecem 10% da dieta dos seres humanos. É fundamental contribuir para preservar essa parcela de 25% da biodiversidade que habita nos corais“.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Desenvolvem nanofiltros controlados por IA que poderiam modificar o consumo de água.

Uma equipe de pesquisa da Faculdade de Matemática, Astronomia, Física e Computação (Famaf) da Universidade Nacional de Córdoba (UNC)...

Noticias relacionadas