O **gato-andino** é um dos felinos mais ameaçados do mundo, estima-se que não existam mais do que **1500 indivíduos** em todo o seu alcance de distribuição e uma das **causas mais significativas de morte é a caça em represália para evitar a predação do gado**.
Este **pequeno felino** se encontra nos **Andes da Argentina**, Bolívia, Chile e Peru, e na **zona norte da Patagônia Argentina**.
É considerado um dos felinos mais ameaçados das Américas e **está entre os cinco felinos mais ameaçados do mundo**. Compartilha seu habitat com o **gato-do-pajonal**, outro felino de tamanho similar, mas de distribuição mais ampla, com o qual é **facilmente confundido**.

## Como é o gato andino
Seu pelo é predominantemente de cor **cinza acinzentado** com **manchas café** avermelhadas-amareladas que **se dispõem de forma vertical** em ambos os lados do corpo, dando a aparência de listras contínuas. Caracteriza-se por ter uma **cauda muito longa** (66 a 75% do comprimento da cabeça e do corpo), espessa, cilíndrica, com aparência felpuda e com 6 a 9 anéis largos e de cor café escuro a preto. **Suas patas também apresentam faixas ou manchas escuras** mais finas, mas que não chegam a formar anéis completos. Pode pesar até **6 quilos**.
## Em que zonas habita
As principais características do **ambiente onde habita o gato andino** são a **aridez, as temperaturas extremas, a escassa vegetação** e uma paisagem onde têm especial relevância os **parches rochosos** que afloram na paisagem, pois fornecem refúgio a uma grande diversidade de animais.
Devido a que esses **parches rochosos** não são contínuos, o habitat do **gato andino** e de suas presas é naturalmente fragmentado e, combinado com as condições áridas, apresenta uma **alta fragilidade**, de modo que modificações ambientais menores podem ter um grande **impacto nas espécies** que habitam essa paisagem.
A presença do **gato andino** está associada a certas características do terreno, como a proximidade de fontes de água e a presença de **parches rochosos que podem abrigar suas presas**, entre as quais se encontra a **vizcacha de montanha** ou chinchilhão, que é a que fornece a maior quantidade de alimento em sua dieta.
## “Aliança Gato Andino” trabalha em sua conservação
A **Aliança Gato Andino** (AGA) é uma rede multinacional e interdisciplinar composta por membros dos quatro países onde **habita a espécie: Argentina, Bolívia, Chile e Peru**. Nosso trabalho é concentrado nos altos Andes destes quatro países e no norte da estepa patagônica da Argentina, trabalhando em conjunto com organismos governamentais e não governamentais, além de comunidades locais.
## Muestra fotográfica
Durante todo o tempo que durar a exposição em @culturartejujuy, você poderá participar de encontros únicos com profissionais apaixonados pela conservação, cultura e biodiversidade dos Andes.

🎤 As **palestras abertas ao público** abordarão temas fascinantes sobre o habitat do gato andino, outras espécies que compartilham seu ambiente e saberes culturais ligados a essas paisagens de altitude. 👥 Também haverá espaços especiais fechados para o **setor educativo**, organizados pela Secretaria de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do @ambientejujuy junto com a **@alianza_gato_andino**.
📅 Em breve compartilharemos os detalhes de cada encontro! Não perca esta **oportunidade de conhecer mais sobre a alma felina dos Andes** e tudo o que a rodeia 🌄💚.
📍Culturarte – San Martín esquina Sarmiento 🗓️ De 11 de abril a 14 de maio de 2025