Os esforços para combater os incêndios em El Bolsón continuam. Nesse sentido, a prefeitura informou que adicionou recursos nessa direção, incluindo equipes provinciais e nacionais na área.
Por outro lado, nas últimas horas, o governador de Rio Negro, Alberto Weretilneck, reuniu-se com autoridades nacionais. O que eles responderam e como o clima seguirá nos locais mais afetados.
Recursos para combater os incêndios em El Bolsón
O Comitê de Emergência Municipal (COEM), liderado pelo Intendente Bruno Pogliano, está monitorando de perto a situação e coordenando as ações de resposta ao fogo.
Detidos três pessoas pelos incêndios em El Bolsón. (Foto: X).
A maior atividade do incêndio permanece nas áreas mais elevadas, particularmente na região do Dedo Gordo. Lá estão trabalhando com três aviões e dois helicópteros, enquanto cerca de 200 pessoas estão no terreno. Estima-se que a superfície afetada alcance 3000 hectares.
Foi determinado o fechamento temporário e preventivo das atrações turísticas Costa del Río Azul (até o Paralelo 42°), Bosque Tallado e o Cerro Piltriquitrón.
Como parte da nova estratégia, foi reforçado o dispositivo sanitário em campo com a inclusão do SIARME, que conta com uma ambulância com equipe especializada e equipamento de alta complexidade para atender qualquer emergência.
O Centro de Saúde de Pampa de Mallín Ahogado, por sua vez, está operacional, enquanto o Ministério de Desenvolvimento Social somou seu apoio às tarefas de assistência.
Em termos de infraestrutura, será realizada uma interrupção preventiva do serviço elétrico entre as 15h e as 19h nos bairros Loma del Medio, Cerro Amigo e Villa Turismo. Busca-se reduzir os riscos enquanto continuam os trabalhos de contenção.
Além disso, foi lembrado que o CET 23 de Mallín Ahogado é o centro de distribuição de doações, que funciona das 8h às 20h, todos os dias. O Poliesportivo Municipal já não funciona mais como centro de operações para essas atividades.
Recursos mobilizados para combate ao incêndio
As autoridades lembraram quais são os recursos em uso:
- SPLIF: 54 combatentes com ferramentas, equipamentos de bombeamento e 12 veículos, além de todo pessoal do centro, entre logística, depósito, oficina, comunicações e técnica dedicado à emergência.
- Serviço Nacional de Manejo del Fuego: 37 combatentes com ferramentas manuais e 3 helicópteros do Serviço Nacional de Manejo del Fuego enquanto fornecem um prognóstico específico de incêndios.
- Avião Tanque vindo de Santiago del Estero gerenciado pelo governador Alberto Weretilneck.
- Serviço Meteorológico Nacional (SMN)
- Bombeiros Voluntários de El Bolsón coordenam os Bombeiros Voluntários da Comarca e Bombeiros Voluntários de diferentes pontos da província.
- Proteção Civil Provincial: 8 agentes e 3 veículos
- Bombeiros da Polícia de Rio Negro: 14 combatentes com 1 URO e 1 Scam
- Equipe do Aeroporto de El Bolsón
- ALTEC garantiu melhorias na conectividade por gestão do governador Alberto Weretilneck
- Ministério de Desenvolvimento Econômico e Produtivo
- Coopetel com veículos à disposição do COEM, instalação de redes WIFI no Centro
- Administrativo Provincial e Aeroporto. Pontos Wi-fi Livres para os afetados em Wharton, Escolas 103 e 118, Poliesportivo Municipal e Planta de Gás da Coopetel Energia.
- Laderas del Perito Moreno
- Lago Escondido
- Filial Comarca do Radioclub Trelew oferece apoio aos bombeiros voluntários nas comunicações
- Divisão de bombeiros da polícia de Buenos Aires do ministério de Segurança: 32 combatentes e 16 pessoal de logística. Possuem 6 caminhonetes, 2 UTV e 1 URO.
- Ministério de Desenvolvimento Social
- SIARME: Dispositivo de ambulância, médico, motorista, enfermeira e ambulância de alta complexidade.
Como estará o tempo em El Bolsón
A previsão para esta sexta-feira prevê uma temperatura mínima de 8° C e máxima de 25° C, com umidade mínima de 25%. Espera-se ventos variáveis entre 5 e 15 km/h, aumentando ao meio-dia com rajadas de 35/45 km/h.
Prevê-se que o vento diminua no sábado e volte a intensificar-se no domingo com a chegada de uma frente fria, o que poderia trazer precipitações e um subsequente declínio de temperatura.
“Ajuda nacional”: o que disse Weretilneck
Na quinta-feira, o governador Weretilneck se reuniu com o vice-chefe de gabinete Lisandro Catalán com o objetivo de </