Uma das consequências mais visíveis do aquecimento global é a aceleração das mudanças climáticas. Neste sentido, esta temporada foi marcada por um inverno extremo nos Estados Unidos.
Assim como são frequentes as ondas de calor nos países que passam pelo verão, eventos climáticos extremos também são sentidos no inverno.
Nos Estados Unidos, espera-se nevascas intensas e temperaturas perigosamente frias em grande parte do país.
Inverno extremo nos Estados Unidos: avisos para 70 milhões de pessoas
Os avisos de tempestade de inverno emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia já entraram em vigor em partes do Atlântico Médio, com uma previsão que projeta até 15 centímetros de neve.
Os avisos começarão em Nova Inglaterra no domingo à tarde, com partes de Massachusetts, Nova Hampshire, Maine e Connecticut podendo receber até 25 centímetros de neve.
“Haverá certamente algumas condições de estrada mais perigosas de Washington D.C. ao longo de todo o corredor da estrada I-95 e depois para o interior a partir daí mais tarde hoje e esta noite”, detalhou Marc Chenard, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia.
Ele previu que até 70 milhões de residentes estarão sob algum tipo de aviso de perigo de tempestade de inverno nos próximos dias, incluindo em Nova Inglaterra e no Atlântico Médio.
Grandes cidades como Filadélfia, Nova Iorque e Boston poderão receber vários centímetros de neve à tarde, com os totais máximos fora das principais cidades.
As temperaturas serão mais frias do que o habitual
Grande parte do leste dos Estados Unidos enfrentará algumas das temperaturas mais frias deste inverno, ou mesmo dos últimos anos.
Uma área que vai das Montanhas Rochosas até as planícies do norte terá temperaturas mais frias do que o normal a partir de domingo até a próxima semana, com temperaturas caindo para menos 30 graus F (menos 34 graus Celsius) a menos 55 graus Fahrenheit (menos 48 graus Celsius) entre domingo e segunda-feira.
O inverno rigoroso nos Estados Unidos.
Já foram registradas sensações térmicas de menos 40 F (menos 40 graus Celsius) em partes de Dakota do Norte e Minnesota. Preve-se que as sensações térmicas abaixo de zero cheguem até Oklahoma e o Vale do Tennessee.
Inclusive, a previsão de frio para segunda-feira em Washington, D.C. fez com que a cerimônia de posse do presidente eleito Donald Trump fosse transferida para o interior da Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos.
No entanto, as temperaturas mais frias chegarão ao sul do país no início da próxima semana, onde até 30 milhões de pessoas poderão lidar com uma mistura invernal de neve, chuva congelada e chuva gelada.
Espera-se que as condições incomuns se estendam de Texas até o norte da Flórida e as Carolinas. Prevê-se ainda que os impactos comecem no Texas na noite de segunda-feira e se estendam pela costa do Golfo e sudeste na terça e quarta-feira.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!