México: como usam cascas de ovo para “limpar” o rio Lerma

Más leídas

Uma iniciativa chamativa começou a se desdobrar no México. Eles estão usando casca de ovo para “limpar” o rio Lerma, que está contaminado.

A ideia, liderada pela associação H2O Lerma con Encanto, é apoiada por coletivos e cidadãos de diferentes regiões.

Eles levaram um ano de esforços e utilizam toneladas de material. Como este produto é utilizado.

Casca de ovo para limpar o rio: a nova iniciativa no México

Desde a recolha das cascas até o seu processamento e transporte, milhares de voluntários participaram, como relatam os meios de comunicação locais.

O uso das cascas de ovo para o saneamento da água tem base científica. Em uma planta de tratamento em Jocotitlán, esta técnica permitiu cumprir com a norma ambiental NOM-0021 da Semarnat.

O saneamento com casca de ovo. (Foto: Ramsés Mercado / El Sol de Toluca). O saneamento com casca de ovo. (Foto: Ramsés Mercado / El Sol de Toluca).

Entre os benefícios, eles afirmam que ajuda a reduzir custos operacionais, diminui os tempos de bombeamento e permite a reutilização da água para irrigação.

Apesar de o saneamento completo e bem-sucedido exigir a vontade e a contribuição de diferentes atores do sistema, sem dúvida a iniciativa trará resultados.

“Confio que é possível”, afirmou Elvia Evangelina Arias Ortega, presidente da ONG. “Se a presidente Claudia Sheinbaum está tornando público que vai trabalhar nisso, não consigo imaginar que não vá. Mas a população também deve exigir. Se o povo não pedir, o governo não dá”, refletiu.

O trabalho do H2O Lerma con Encanto

Conforme detalhado ao OEM.com pela presidente, o trabalho da associação começou há uma década levando uma mensagem de conscientização sobre a água e sua contaminação.

No entanto, ao se envolver mais com a comunidade, descobriram que as afetações iam além do rio.

É que, conforme divulgaram, há um índice muito elevado de pessoas doentes de câncer, insuficiência renal, Parkinson e Alzheimer. “Essas doenças estão relacionadas com os contaminantes e metais pesados na água”, disse Arias Ortega.

Inicialmente, o trabalho deles se focou na proteção de poços através da construção de barreiras com casca de ovo, óxido de magnésio e cal, o que permitiu melhorar a qualidade da água em várias comunidades.

No entanto, quando os recursos se esgotaram, a organização redirecionou seus esforços para o saneamento do rio Lerma.

A contaminação do rio

O rio Lerma, México. (Foto: Wikipedia). O rio Lerma, México. (Foto: Wikipedia).

A contaminação do rio Lerma Santiago deve-se principalmente a descargas industriais, águas residuais não tratadas e resíduos agrícolas.

Estes contaminantes incluem metais pesados como chumbo, mercúrio e arsênio, bem como compostos orgânicos tóxicos.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Uma capivara grande é libertada no Dique La Florida após ser resgatada, retornando ao seu habitat natural.

Uma macá grande foi libertada no Dique La Florida, em San Luis, depois de ser encontrada desorientada na sede...

Noticias relacionadas