Microplásticos: por que estão em todo o corpo e como evitá-los

Más leídas

Já não há forma de evitar que os microplásticos cheguem ao organismo humano. Seja nos alimentos e na sua embalagem, em nossas casas, móveis e roupas ou até mesmo em nosso entorno.

Os plásticos também afetam a nossa saúde de formas que mal estamos começando a compreender. Por isso, existem algumas formas de evitar, conscientemente, consumi-los.

O que são os microplásticos

Os microplásticos são partículas de plástico microscópicas, menores que 5 milímetros, que contaminam o meio ambiente e podem ser prejudiciais para a saúde humana e a vida selvagem.

Formam-se quando o plástico se degrada na água, sol, vento e por ação de microorganismos. Podem advir de: 

  • Degradação de resíduos plásticos 
  • Lavagem de roupas sintéticas 
  • Abrasão de pneus 
  • Incorporação intencional de microesferas em produtos de cuidados pessoais 
Os microplásticos podem chegar aos seres humanos através do consumo de mariscos, sal ou água da torneira. Também podem estar presentes em produtos de beleza, higiene pessoal ou pastas de dentes. 

Os microplásticos e os nanoplásticos (fragmentos de plástico incrivelmente diminutos que se desprendem de produtos maiores) têm encontrado o seu caminho em muitos tecidos do nosso corpo, incluindo o cérebro, órgãos reprodutores (tanto masculinos como femininos) e sistema cardiovascular.

Como os microplásticos são formados.
Como os microplásticos são formados.

Algumas formas de reduzir o contato com microplásticos

  • Avoiding canned foods: although bisphenol A (BPA), a chemical substance that was commonly used in the lining of many cans, lids and metal caps of food and drinks is no longer present in the packaging of most products, industry data shows that it is still used in 5% of cases, possibly more.
  • <li data-editable="text" data-uri="es.cms.cnn.com/_components/subheader/instances/cm4hoz966001i356mq6sab02m@

Últimas noticias

Rafaela torna-se uma cidade livre de fogos de artifício sonoros para festas inclusivas.

A Prefeitura de Rafaela relançou a campanha de conscientização enquadrada na Ordenança Nº 5.081 de 2016, que declara a...

Noticias relacionadas