O Departamento de Meio Ambiente de San Luis adverte sobre as consequências de manter animais selvagens como animais de estimação.

Dentro das consequências da manutenção de animais de estimação, uma delas é que 9 em cada 10 animais selvagens que são comercializados vêm diretamente da natureza.

80% dos espécimes morrem durante sua captura e transporte, que sempre é feito em condições precárias.

O Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pede à comunidade uma maior conscientização para frear a manutenção de animais de estimação. Nossa província possui uma distribuição de biodiversidade muito rica, que tem sido explorada por caçadores ilegais que principalmente comercializam aves canoras, tartarugas terrestres, mamíferos e outros espécimes da fauna nativa.

A Polícia Ambiental, juntamente com COSAFI e outras entidades de forças de segurança, realizam controles exaustivos nos postos de fronteira e nas rodovias provinciais; portanto, a educação ambiental é fundamental para reforçar o esforço pela biodiversidade feito pelo governo provincial.

Trabalho de resgate de animais combatendo a manutenção de animais de estimação
Trabalho de resgate de animais combatendo a manutenção de animais de estimação

Consequências da manutenção de animais de estimação: Desequilíbrio natural

Cada animal selvagem desempenha funções diretamente ou indiretamente relacionadas a outras espécies. Quando um espécime é retirado de seu habitat, é causado um desequilíbrio que afeta outros animais e o ambiente em geral. “O saque de animais da natureza é sério porque consiste na constante extração de seus habitats de milhares de aves, mamíferos e répteis que sofrem e morrem durante sua captura e enquanto são mantidos em cativeiro ao tentar vendê-los,” explicou a bióloga do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lara Denápole.

Se continuarmos com esse comportamento, chegará um momento em que muitas espécies em nosso país e no mundo se extinguirão, afetando todo o ciclo de vida no planeta e, consequentemente, também a espécie humana.

O que é a manutenção de animais de estimação?

É a posse de um animal selvagem como animal de estimação em uma casa particular, fora de seu habitat natural. Animais selvagens não podem e não devem ser animais de estimação, pois não podem se adaptar às condições de vida em nossas casas. Levar um animal selvagem para casa é um ato egoísta por parte dos seres humanos; para o animal, isso não traz nenhum benefício.

Eles não precisam dos seres humanos para cumprir nenhuma de suas funções naturais.

A maioria das pessoas que trazem um animal selvagem para casa não está ciente das necessidades reais (físicas, fisiológicas e psicológicas) da espécie e não avaliam o prejuízo que causam ao animal e à sua espécie. Um animal “gordinho” ou bem peludo/empenado não significa um animal saudável; os animais têm necessidades socioambientais (estímulos, espaço, interação com seus pares, etc.) específicas de sua espécie, que jamais podem ser supridas pelos humanos.

Consequências da manutenção de animais de estimação

Cada animal selvagem mantido é um indivíduo a menos em sua população selvagem e é ecologicamente inútil, pois não deixará descendentes ou cumprirá suas funções dentro do ecossistema. Ao crescer e viver em contato com os humanos, eles alteram seus comportamentos naturais e muitos comportamentos instintivos podem não se desenvolver, tornando impossível a reabilitação e posterior soltura.

Eles não podem se adaptar às condições de vida em nossas casas, o que os leva a sofrer deficiências nutricionais, estresse, mudanças de comportamento, doenças, etc. Nas comunidades humanas, os espécimes podem transmitir doenças e parasitas: psitacose (papagaios e cacatuas), raiva, febre amarela (macacos), salmonelose (cobras e tartarugas).

A posse de animais selvagens é proibida pela Lei Provincial Nº IX-0317-2004 sobre “Conservação da Vida Selvagem, Caça e Pesca”

Filhote de puma sofrendo as consequências da manutenção de animais de estimação Filhote de puma sofrendo as consequências da manutenção de animais de estimação

Sim, eles já têm. E agora, o que fazemos?

  1. Não o liberte na natureza.

Mesmo que o animal pareça saudável, ele pode transmitir doenças a outros animais da mesma ou de diferentes espécies. Isso poderia causar uma epidemia e matar ou prejudicar populações inteiras. Uma das ameaças mais sérias para algumas populações selvagens é a liberação espontânea de animais de estimação.

  1. Contacte o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Tente determinar a origem geográfica, o tempo como animal de estimação, as circunstâncias da captura, a dieta fornecida, o local e as condições onde é mantido, etc. Essas informações são valiosas para determinar as possibilidades de reabilitação e soltura na natureza.

  1. Mantenha o animal em boas condições e em um local seguro.

Até entregá-lo às autoridades. Evite o contato com animais domésticos.

O que fazer quando encontramos um animal selvagem?

Se ele parecer saudável, é melhor não interferir ou tent

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Projeto MaRes: três anos de trabalho para reduzir a poluição plástica pesqueira costeira em Chubut

O Projeto MaRes, liderado pelo Fórum para a Conservação...

A cúpula climática de Bonn terminou sem consensos chave e reabriu o debate sobre os países petrolíferos

As negociações climáticas desenvolvidas em Bonn, Alemanha, concluíram com...