O ponto de partida do rio Amazonas: onde fica?

Más leídas

A Bacia do rio Amazonas é a maior do mundo, abrangendo mais de 6 milhões de quilômetros quadrados, o que representa 44% do território terrestre da América do Sul, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia.

Este ecossistema é crucial para o equilíbrio hídrico da região e gera aproximadamente 70% da descarga de água doce na América Latina.

Origem e Trajetória do Rio Amazonas

O rio Amazonas nasce nos Andes, no nevado de Mismi em Arequipa, Peru, e se estende por quase 7000 quilômetros até desaguar no oceano Atlântico, de acordo com um documento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) do governo brasileiro.

Este sistema fluvial desagua no oceano mais de 6700 quilômetros cúbicos de água por ano, representando 70% da descarga de água doce da América Latina e cerca de 20% da descarga mundial, de acordo com o Projeto Amazônia: Ação Regional em Recursos Hídricos, criado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Compartilhamento da Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica é compartilhada por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esses países têm priorizado a integração regional por meio de políticas de desenvolvimento, estabelecendo em 3 de julho de 1978 o Tratado de Cooperação Amazônica, que deu origem à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

Atração Turística do Rio Amazonas

Segundo o Portal Oficial de Turismo do Peru, o rio Amazonas se tornou uma atração turística por sua beleza natural e a bacia é reconhecida como uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!

Últimas noticias

Inédito: a mudança climática chega à Corte Internacional com um caso histórico.

A mudança climática chegou à Corte Internacional de Justiça pela mão da Assembleia Geral da ONU. Solicitou uma opinião...

Noticias relacionadas