O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que a queda de temperaturas será protagonista na próxima semana em Buenos Aires. Após as intensas chuvas registradas na AMBA e em outras áreas da província de Buenos Aires nos últimos dias, o frío polar se aproxima à região, e até mesmo poderia causar a queda de neve em algumas províncias do norte do país.

Para este sábado, o SMN previu uma mínima de 12 graus e uma máxima de 15 graus para a Área Metropolitana, com possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde e um clima estável durante a noite, com céu parcialmente nublado.

No domingo, 25 de maio, espera-se bom clima com nevoeiros durante as primeiras horas da manhã e céu parcialmente nublado à tarde e à noite. As temperaturas para esse dia oscilarão entre 12 e 18 graus.

Chegada do frio polar à AMBA, prevê-se queda de temperaturas

Nova onda de frio polar

A partir de segunda-feira, 26 de maio, a queda de temperaturas será notável, marcando a chegada do primeiro frio polar do ano. Esse fenômeno é devido a uma massa de ar frio que avançará sobre o centro e norte do país.

Conforme detalhado, o frio se estenderá da terça-feira de manhã até quinta-feira. Isso significa que será hora de tirar o gorro, o cachecol e as luvas para enfrentar a queda de temperaturas.

“A notícia é que o frio está chegando, tarde mas está chegando, porque em maio fez calor e por isso houve umidade. Somente agora haverá frio com características polares em toda a República Argentina“.

No entanto, esclareceu que não se trata de uma “onda de frio” pois não durará uma semana ou mais, mas apenas dois dias. Também não pode ser definido como uma “bomba polar“, pois as temperaturas não serão extremas ou atípicas para a data.

“Esta é a primeira entrada polar bem característica e rápida do ano, mas não fora de época; pelo contrário, meio tardia. Fará baixar a temperatura para valores invernais no final de maio”. Desde o SMN anteciparam uma entrada de ar frio muito marcada, embora para tranquilizar a população, indicaram que seria semelhante a um dia típico de inverno.

Possível neve em Buenos Aires?

Neve em Buenos Aires

A súbita queda de temperaturas gerou a pergunta sobre uma possível nevasca em Buenos Aires. No entanto, a meteorologista Cindy Fernández indicou que ainda não há indícios que sugiram um evento extremo, como o frio polar, que possa gerar um acontecimento tão inusitado na região.

Apesar disso, a combinação dessas condições climáticas poderia propiciar a queda de chuva congelada na AMBA, especialmente durante os dias mais frios da semana, como quarta-feira ou quinta-feira.