O saque climático: os 0,1% mais ricos do mundo poluem mais em um dia do que a metade mais pobre em um ano

A organização Oxfam Intermón acaba de publicar o relatório O saque climático: como alguns poucos poderosos estão levando o mundo ao desastre, no qual denuncia o impacto desproporcional dos 0,1% mais ricos da população mundial na crise climática.

Segundo o estudo, uma pessoa pertencente a esse grupo gera mais emissões de CO₂ em um único dia do que alguém dos 50% mais pobres em todo um ano. Esta desigualdade extrema na pegada de carbono evidencia que a emergência climática não é apenas ambiental, mas também profundamente social e econômica.

Emissões descomunais e orçamentos esgotados

O relatório, baseado em dados desde 1990, estima que um super-rico médio emite mais de 800 kg de CO₂ por dia, não apenas por seu consumo direto, mas também por seus investimentos empresariais.

  • 1,9 milhões de toneladas de CO₂ por ano por investimentos.
  • Equivalente a 10.000 voltas ao mundo em avião privado.
  • Se toda a humanidade emitisse como os 0,1% mais ricos, o orçamento de carbono se esgotaria em menos de três semanas.

Este orçamento representa a quantidade máxima de emissões que podemos gerar sem superar o limite de +1,5 °C de aquecimento global, estabelecido pelo Acordo de Paris.

saqueo climático
Elon Musk emite mais de 800 quilos de CO₂ por dia.

Impactos globais: mortes, danos e desigualdade

As emissões do 1% mais rico poderiam causar:

  • 1,3 milhões de mortes relacionadas ao calor até o final do século.
  • 44 trilhões de dólares em danos econômicos para países de renda baixa e média-baixa até 2050.

O mais grave: as consequências afetam desproporcionalmente aqueles que menos contribuíram para o problema, especialmente no Sul global, com maior impacto em mulheres, meninas e comunidades indígenas.

Números que revelam o desequilíbrio do “saque climático”

  • Desde 1990, as emissões do 1% mais rico aumentaram 13%, e as do 0,1% 32%.
  • As dos 50% mais pobres diminuíram 3%.
  • Uma pessoa do 1% mais rico consome 100 vezes mais orçamento de carbono do que alguém dos 50% mais pobres.
  • Uma pessoa dos 50% mais pobres emite, em média, 2 kg de CO₂ por dia.
  • Se todos emitíssemos como o 1% mais rico, o orçamento de carbono se esgotaria em menos de três meses.

Urgências e soluções

Para evitar superar o limite de +1,5 °C, a Oxfam propõe:

  • Redução de 97% das emissões para o 1% mais rico.
  • Redução de 99% para o 0,1% mais rico antes de 2030.
  • Revisão das emissões derivadas de investimentos, que em 2024 ascenderam a 586 milhões de toneladas de CO₂, mais do que as emissões conjuntas de 118 países.

A justiça climática como prioridade

A dez anos do Acordo de Paris, o relatório da Oxfam Intermón apresenta uma verdade incômoda: a crise climática é impulsionada por uma elite econômica que consome recursos a um ritmo insustentável, enquanto as populações mais vulneráveis enfrentam suas consequências.

A COP30 torna-se assim uma oportunidade histórica para exigir responsabilidade climática diferenciada, regulação de investimentos poluentes e redistribuição do esforço climático.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Espera-se na Argentina uma “bomba antártica” para 19 de junho: quais serão as 8 províncias afetadas

Uma potente irrupção de ar polar procedente da Antártida...

Uma nova ordenação no Parque Nacional Pre-Delta que fortalece a conservação do Espinal e seus ecossistemas

A conservação dos ecossistemas naturais ganhou uma nova ferramenta...