O turismo, principal motor do crescimento das emissões de carbono.

Más leídas

Um estudo liderado pela Universidade de Queensland (UQ) na Austrália revela que as emissões de carbono provenientes do turismo tiveram um crescimento mais do que dobrado em relação ao restante da economia global.

Publicado na Nature Communications, o estudo destaca que o turismo representa 9% das emissões totais do mundo.

Crescimento das Emissões de Carbono

A professora associada Ya-Yen Sun da UQ explica que a rápida expansão da demanda por viagens levou a um aumento anual das emissões de 3% para 4%, o que significa que elas dobrarão a cada 20 anos se medidas urgentes não forem tomadas.

Isso vai de encontro ao Acordo de Paris, que requer que o setor reduza suas emissões em mais de 10% anualmente.

As atividades turísticas representam 9% das emissões totais do mundo

Análise das Emissões Globais

O estudo rastreou as viagens internacionais e nacionais em 175 países, descobrindo que a pegada de carbono do turismo aumentou de 3,7 gigatoneladas (Gt) para 5,2 Gt entre 2009 e 2019.

As maiores emissões foram registradas na aviação, nos serviços públicos e no uso de veículos privados. Estados Unidos, China e Índia foram responsáveis por 60% do aumento total das emissões do turismo durante este período.

Recomendações e Soluções

Para reduzir as emissões, é recomendado diminuir os voos de longa distância, implementar impostos sobre o dióxido de carbono. Além de orçamentos de carbono e obrigações de combustíveis alternativos.

Em nível local, os operadores turísticos podem recorrer à eletricidade renovável para acomodação, alimentação e atividades recreativas, e mudar para veículos elétricos para transporte.

A redução da comercialização de viagens de longa distância e a identificação de limites para o crescimento nacional também ajudariam a frear a expansão das emissões do turismo.

Essas medidas são cruciais para alinhar o setor turístico com os objetivos do Acordo de Paris e mitigar o impacto do turismo nas mudanças climáticas.

Você já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O Metrô de São Paulo optará por produzir sua própria energia renovável.

O Metrô de São Paulo assinou um contrato de longo prazo com a CGN Brasil e Pontoon Energia para...

Noticias relacionadas