Quantas áreas naturais existem na província de Buenos Aires?

Más leídas

As áreas naturais protegidas são fundamentais não apenas para o cuidado e a preservação do meio ambiente, mas também para a própria vida humana, uma vez que delas depende o equilíbrio do ecossistema.

Na província de Buenos Aires, existem mais de 1.600.000 hectares distribuídas em diferentes Áreas Naturais Protegidas. Além de fazerem parte de um valioso patrimônio natural e cultural, esses espaços desempenham diferentes funções essenciais para as comunidades da província.

Por isso, é fundamental trabalhar no equilíbrio, conservação e uso sustentável desses espaços. Nesse sentido, a proteção dessas áreas torna-se chave para o fortalecimento das entidades locais, bem como para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Buenos Aires.

áreas naturais protegidas áreas naturais protegidas

As principais funções das Áreas Naturais Protegidas

Dentre as funções mais importantes das áreas naturais estão:

Reservatório de águas: esses espaços servem para fornecer água potável às populações locais.

Auxílio na mitigação das mudanças climáticas: contribuem para a redução da frequência de eventos climáticos extremos.

Conservação de áreas úmidas: ajudam a amortecer inundações e secas, protegendo os diferentes bairros.

Desenvolvimento econômico regional: fomentam as economias locais e geram emprego.

Refúgio para a biodiversidade: esses locais servem como lar de flora e fauna em perigo de extinção.

Espaços de recreação: além de abrigar a flora e fauna local, também funcionam como lugares de lazer e desfrute ao ar livre para todos os habitantes de Buenos Aires.

Valor científico e educativo: oferecem oportunidades para pesquisa e educação.

áreas naturais protegidas privadas áreas naturais protegidas.

As áreas naturais da Província de Buenos Aires

A província de Buenos Aires possui 4,2% da superfície total ocupada por áreas naturais protegidas, um número muito abaixo da média existente entre os países da América Latina e do Caribe, que é de 17%.

Esses lugares devem ser reconhecidos por meio das normativas municipais, provinciais e nacionais, a fim de obter as garantias necessárias para sua conservação, além dos recursos necessários para seu cuidado. No entanto, o território da província tornou-se uma área bastante complexa para a criação desses espaços, devido à alta concentração populacional e ao valor imobiliário dessas terras, devido à alta demanda.

Nas últimas décadas, esses espaços ganharam maior importância, a ponto de as iniciativas de criação dessas áreas se tornarem mais frequentes. De fato, alguns municípios decidiram criar reservas naturais municipais, como Ituzaingó, Moreno, Morón ou San Miguel; enquanto outros, como General Rodríguez, estão em processo para fazê-lo.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Um paraíso turquesa entre Catamarca e Tucumán: o rio Aguada del Cobre.

Na fronteira entre Catamarca e Tucumán, encontra-se um recanto de extraordinária beleza que parece saído do Caribe: o rio...

Noticias relacionadas