O controle das aplicações aéreas de agroquímicos em San Luis será intensificado. Sem exceção, as fumigações com aeronaves devem ter a aprovação prévia da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e os pilotos devem realizar cursos específicos para adquirir as competências necessárias.
Uma mesa de trabalho composta pela área de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou uma reunião na qual foram determinadas ações para melhorar o registro e controle de pilotos e aeronaves que realizam aplicações fitossanitárias.
Ações de controle e fiscalização de aplicações aéreas de agroquímicos em San Luis
A reunião contou com a participação de Alex Simioli, chefe da Área de Monitoramento, Controle e Fiscalização Ambiental, e Omar Blanco, chefe do Aeroporto de San Luis e representante da ANAC. Um dos principais focos do encontro foi o cruzamento de dados para verificar a situação dos pilotos e aeronaves em San Luis.
Também foram discutidas as ações a serem implementadas para reforçar o controle e fiscalização das aplicações aéreas de agroquímicos na província, destacando que San Luis não possui drones habilitados pela ANAC para realizar essas ações.
De acordo com o Decreto Provincial N.º 1962/2014, todos os pilotos e aeronaves que realizam fumigações com agroquímicos devem estar registrados na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Requisitos para a certificação
Além disso, a ANAC exige uma habilitação específica tanto para pilotos quanto para aeronaves, incluindo aviões e drones. Para obter a certificação, é obrigatório realizar um curso de aproximadamente um ano de duração em Córdoba ou Buenos Aires e passar por um rigoroso controle de avaliação.
Os produtores rurais ou pilotos interessados em cumprir os requisitos para realizar fumigações com aeronaves devem se registrar primeiro na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e depois completar os cursos mencionados.
Como é a aplicação aérea de agroquímicos?
A aplicação aérea, ou o que informalmente é conhecido como fumigação de cultivos, envolve pulverizar cultivos com pesticidas (agroquímicos) e outros produtos fitossanitários a partir de um avião agrícola. Alguns tipos de plantações de cultivos também incluem a semeadura aérea.
A aplicação específica de fertilizantes é conhecida como adubação aérea. Muitos países limitam a fumigação aérea de pesticidas e outros produtos devido aos perigos ambientais e de saúde pública, como a deriva por pulverização.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!