De acordo com o Índice de Qualidade do Ar (ICA), é possível determinar quais são as cidades com o ar mais poluído do mundo. E, ao mesmo tempo, as capitais com o ar mais limpo.
O ICA mede o nível de poluição atmosférica, considerando valores de 0 a 500. Os números mais baixos indicam um ar mais limpo e puro, em contraste com os mais altos, que indicam maior poluição.
Para o ICA, ter uma qualidade inferior a 50 é considerado “ar bom“. Já acima de 300 é considerado “ar perigoso”.
A exposição à poluição do ar
Os altos níveis de poluição do ar trazem consequências fatais para o meio ambiente, assim como para a saúde humana e dos demais seres vivos.
Dessa forma, aumenta o risco de ocorrerem infecções respiratórias, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer de pulmão e até mesmo a doença de Alzheimer.
As três capitais com o ar mais limpo
1. Tóquio, Japão
2. Praga, República Checa
3. Canberra, Austrália
Poluição atmosférica: onde há mais gases de efeito estufa
Um satélite espião da NASA recentemente publicou dados inéditos sobre a poluição atmosférica. As medições do Tanager-1 detectaram grandes colunas de metano e de dióxido de carbono em países e regiões do planeta com incríveis precisões.
Em particular, as primeiras medições detectaram colunas de metano em áreas do Paquistão e do Texas, Estados Unidos, assim como outra de dióxido de carbono na África do Sul.
Conforme informado pela NASA, todos esses dados contribuem para o objetivo da organização de identificar e medir as emissões de gases de efeito estufa de fontes pontuais em escala global e tornar essas informações acessíveis e processáveis.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!