Temporal trágico em Bahía Blanca deixou a cidade debaixo d’água.

Más leídas

O **temporal em Bahía Blanca**, resultado de um [fenômeno climático incomum](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/argentina-podria-afrontar-riesgo-de-inundaciones/), que se desencadeou nas últimas horas, é gravíssimo. O **vento** e as **chuvas** não apenas interromperam o fornecimento de serviços e impediram a circulação nas ruas, mas também **fecharam rodovias e arrastaram carros**.

A água **inundou centenas de residências**, comércios, instituições públicas e até o **hospital** local, onde **pacientes internados e recém-nascidos tiveram que ser socorridos e transferidos**.

Segundo os últimos relatórios, **o acumulado de chuvas atingiu 260 milímetros** e espera-se que ao longo da tarde a tempestade continue de leve a moderada. Os órgãos oficiais estimaram que **o pico da tempestade já passou**, mas alertaram que as precipitações continuarão.

Mais de **40 famílias tiveram que ser evacuadas**, as aulas em todos os níveis foram suspensas e a **circulação do transporte** público foi restringida. A tempestade afetou diversos serviços e causou inúmeros **problemas no Hospital Penna**, onde a área de **Neonatologia** teve que ser evacuada.

![Ambulâncias do hospital ficaram submersas](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/03/Temporal-en-bahia-blanca.jpg)

O impacto do **temporal em Bahía Blanca** também atingiu as localidades de Coronel Rosales, Monte Hermoso e Patagones, mas em Bahía Blanca os estragos foram consideráveis: [estradas de terra cederam diante de crateras](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/en-2100-argentina-sufrira-4-grados-mas-por-el-cambio-climatico/), nos bairros periféricos a altura da **água dentro das casas** atingiu um metro e meio, e dezenas de **carros ficaram flutuando nas ruas**.

No **Hospital Penna**, a inundação na **área de Neonatologia** obrigou a transferência de bebês e mães para quartos nos andares superiores, onde já havia pessoas internadas, e algumas **famílias** foram levadas para outras **unidades de saúde**, que também sofreram colapso.

Além disso, no Penna a inundação atingiu a área de estacionamento, onde **ambulâncias** e veículos particulares ficaram **cobertos pela água** até o nível das portas.

O serviço de **transporte urbano** foi totalmente cancelado e a Prefeitura decretou “a suspensão absoluta de todas as atividades até novo aviso”. Instou os moradores a **não saírem de suas casas**, evitarem manusear fios e não realizarem **tarefas de limpeza** na via pública para prevenir acidentes.

Os **resgates** ficaram a cargo da polícia local, dos bombeiros e da **Defesa Civil**. Segundo informações, a Marinha e a Gendarmería estavam no local e à disposição para colaborar conforme solicitado pela jurisdição. Além disso, o Exército está pronto para ajudar com alojamento e evacuação, se necessário.

As **aulas** em todos os níveis educacionais foram **suspensas**. A Universidade Nacional do Sul (UNS) informou a suspensão de todas as atividades acadêmicas e das Escolas Preuniversitárias.

Também foram suspensas as atividades em centros de dia, primeiríssima infância e programas da Subsecretaria da Infância, Adolescência e Família, em centros esportivos, clubes e instituições.

“Choveu sem parar, forte e incessantemente, a luz foi cortada em quase toda a cidade, as ruas se transformaram em verdadeiros rios”, contou **Agustina**, uma moradora da cidade, ao [Noticias Ambientales](http://www.noticiasambientales.com).

## Recomendações aos moradores devido ao temporal em Bahía Blanca

A circulação em **parques e espaços públicos** da cidade foi restringida e sua situação continua sendo monitorada pela prefeitura.

A Vialidad Nacional suspendeu as atividades ao ar livre, mas com plantão e atenção para atender **urgências onde for necessário** na região.

A prefeitura, liderada pelo prefeito Federico Susbielles, habilitou **centros de evacuação** nos seguintes endereços: Rua Belén (Güemes 250), Club Sansinena em General Daniel Cerri, Centro Natan em Villa Caracol e a Divisão do V Corpo do Exército (Florida 1450).

A Defesa Civil, as Delegações, a Sapem Ambiental (coleta de resíduos) e o Trânsito do Município estão **trabalhando para fornecer as respostas** necessárias à população.”

**[¿Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas