Aliança estratégica entre a Associação Argentina de Fiscais e Notícias Ambientais

Más leídas

A Associação Argentina de Promotores (AAF) e Noticias Ambientales firmaram uma aliança estratégica com o objetivo de fortalecer a proteção do meio ambiente através da divulgação de informação e promoção da justiça ambiental.

A aliança foca na criação de uma rede de comunicação eficaz que permita aos promotores ambientais compartilhar informações sobre os processos. Por outro lado, o Noticias Ambientales ficará responsável por dar visibilidade a esses esforços através de sua plataforma e redes sociais.

A aliança

“Esta colaboração é fundamental para aumentar a consciência pública sobre a importância da justiça ambiental e para apoiar os promotores em seu trabalho diário,” afirmou o presidente da AAF, o doutor Marcelo Varona Quintián.

Nesse sentido, ele ressaltou a necessidade de fortalecer os laços com um meio de referência como o Noticias Ambientales, para enfrentar os desafios da atual crise climática.

A aliança também incluirá a organização de oficinas e seminários, bem como a publicação de artigos e reportagens que abordem temas relevantes como desmatamento, poluição, tráfico de fauna, maus-tratos aos animais, etc.

“Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a AAF para dar voz aos promotores ambientais e informar o público sobre seus esforços e conquistas”, comentou Luis Pavesio, diretor do site. “Acreditamos que essa colaboração será um passo importante em direção a um futuro mais sustentável“, acrescentou.

A aliança estratégica se concretizou após importantes discussões, avaliando de que forma o trabalho da Justiça poderia ser potencializado nessa área.

“Este é apenas o início de uma colaboração que esperamos que tenha um impacto significativo na justiça ambiental na Argentina,” concluiu o presidente da AAF. “Juntos, podemos alcançar grandes objetivos.”

Participaram da assinatura junto a Varona Quintián, o secretário doutor Matías Michienzi e o diretor do Noticias Ambientales, Luis Pavesio.

A importância da atuação da Justiça em crimes ambientais

O acordo se concretiza em um contexto no qual as causas relacionadas a questões ambientais ganham espaço na Justiça e as causas, inclusive, começam a estabelecer precedentes.

Foi o caso da massacre de pinguins em Punta Tombo, por exemplo. Recentemente, em um histórico julgamento oral, a procuradora-geral de Rawson, Florencia Gómez, liderou uma investigação sem precedentes e solicitou uma pena de quatro anos de prisão para o produtor que foi finalmente condenado pelo ato.

Neste caso, o Tribunal presidido por María Laura Martini e com Carlos Richeri e Eve Ponce como vogais, emitiu um veredicto histórico para o país e até para a região.

Outro exemplo é o desmantelamento de uma gangue que abatia animais na região de Berazategui, província de Buenos Aires. Após um aviso ao promotor Christian Granados, foi ordenado um mandado de busca urgente, com aviso prévio ao juiz de garantias.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Novo invento promete acabar com a seca ao extrair água do ar de forma eficiente.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio desenvolveu um novo protótipo de coletor de água do ar...

Noticias relacionadas