Economia circular na Argentina: cada vez mais empresas aderem impulsionadas pelo Pacto Global.

Más leídas

A economia circular na Argentina está ganhando cada vez mais espaço. As empresas começam a vê-la como um modelo chave para enfrentar os desafios socioambientais. Trata-se de uma mudança de paradigma impulsionada pelo Pacto Global, que leva a repensar a produção e o consumo.

Por isso, em contraste com a economia linear, caracterizada pelo consumo e descarte de recursos, este enfoque se baseia na redução, reutilização e reciclagem, ampliando o ciclo de vida dos produtos por meio de um design consciente.

Economia circular na Argentina: o papel do Pacto Global

Essa mudança de paradigma foca em transformar resíduos em insumos para novos processos produtivos. Isso contribui para um desenvolvimento social e econômico mais equitativo e sustentável. Um círculo positivo completo.

Pacto Global Argentina teve um papel central na promoção desse enfoque no país. Trata-se de uma iniciativa das Nações Unidas, criada em 2000, que se dedica a promover a responsabilidade social corporativa.

As empresas participantes se comprometem a cumprir com 10 princípios universais relacionados aos direitos humanos, padrões trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Na Argentina, essa rede conta com mais de 900 empresas distribuídas em mais de 20 províncias. Elas também promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015.

economia circular A economia circular na Argentina.

Como se unir ao Pacto Global na Argentina

Entre as atividades mais destacadas, o Pacto Global Argentina desenvolveu um Programa de Formação Executiva em Economia Circular e ODS, que já conta com quatro edições. Este programa é oferecido no primeiro semestre de cada ano e já está sendo planejada a quinta para 2025 com uma taxa acessível para facilitar o acesso de mais empresas e pessoas interessadas.

Além disso, ao longo do ano, a rede organiza webinars nos quais são abordados temas relacionados para se informar.

Para as empresas que já participam ativamente do Pacto Global, existe um grupo de trabalho especializado em economia circular, onde são combinados conhecimentos teóricos com um espaço para a troca entre pares. Atualmente, são 19 empresas envolvidas neste grupo.

Três casos de empresas reconhecidas que já implementaram estratégias em economia circular no país são Mastellone, BASF e Provincia Vida Seguros.

O que é economia circular

A Organização das Nações Unidas (ONU) detalha que a economia circular é um “novo modelo de produção e consumo” que promove um crescimento sustentável ao longo do tempo, otimização de recursos, redução no consumo de matérias-primas e aproveitamento de resíduos com seu reciclagem para dar vida a novos produtos.

<source srcset="https://www.infobae.com/resizer/v2/JCRPWMQUJNDPXAK2E23NMA3J2M.jpg?auth=ae6ecf36644fb57172458e0512dd290d4a52bfbe6fc607df4c98cc12bc3099c8&smart=true&width=577&height=325&quality=85" media="(

Últimas noticias

Os céus mais escuros do mundo ameaçados por um projeto industrial no Atacama

O Observatório Europeu do Sul (ESO) alertou que um "megaprojeto industrial" ameaça os céus sobre o Observatório Paranal, no...

Noticias relacionadas