Uma entidade internacional de renome reconheceu a ONG Sinergia Animal.

Más leídas

Animal Charity Evaluators (ACE), uma organização internacional que avalia independentemente organizações de proteção animal, reconheceu a Sinergia Animal como uma das ONG de proteção mais eficazes em nível mundial.

Este reconhecimento destaca o trabalho da organização para reduzir o sofrimento dos animais explorados em fazendas e promover uma alimentação mais sustentável na Argentina, um país onde milhões de animais enfrentam condições de vida extremamente desumanas.

Segundo eles, no mundo, existem aproximadamente 470 milhões de animais de estimação, enquanto mais de 85 bilhões de animais são criados em fazendas a cada ano.

“Os animais em fazendas costumam ser invisibilizados, apesar de sua capacidade cognitiva e seu sofrimento. Nós nos concentramos nos animais de estimação, mas ignoramos aqueles que estão na cadeia de produção de alimentos“, afirmou Romina Viscarret, Diretora da Sinergia Animal na Argentina. É hora de ampliar nossa compaixão e agir por todos os animais”, acrescentou.

O trabalho da Sinergia Animal na Argentina

Desde sua chegada ao país em 2017, a Sinergia Animal marcou um antes e um depois na defesa dos animais de fazenda.

Um de seus marcos mais destacados foi uma investigação secreta em fazendas de produção de ovos em 2019, narrada pelo ator Nicolás Pauls, que revelou as cruéis condições em que as galinhas vivem em gaiolas.

Este material gerou indignação massiva e colocou o tema na agenda pública.

Além disso, a organização conseguiu que mais de 194 empresas, incluindo gigantes como Carrefour, Havanna e Café Martínez, se comprometessem a eliminar as controversas gaiolas na produção de ovos de suas cadeias de abastecimento.

“Isto representa um avanço histórico na melhoria das condições de vida de milhões de galinhas“, expressaram.

O movimento por ovos livres de gaiolas é muito importante na Argentina, porque o país está muito atrasado em comparação com regiões como a Europa e os Estados Unidos, onde foram feitos maiores avanços no bem-estar animal. Segundo detalhado pela ONG, na Europa, mais de 50% das galinhas poedeiras já vivem em sistemas livres de gaiolas, e alguns países, como Alemanha e Áustria, praticamente eliminaram o uso de gaiolas.

Nos Estados Unidos, a quantidade de galinhas livres de gaiolas aumentou para aproximadamente 36%, graças a leis e compromissos de empresas. Em contrapartida, na Argentina, mais de 95% de 52 milhões de galinhas poedeiras continuam confinadas em gaiolas em bateria, espaços tão pequenos que cada ave tem menos espaço que uma folha de papel.

De acordo com a avaliação da ACE, para cada dólar gasto pela ONG, o potencial impacto é de cerca de 54 galinhas libertadas de uma vida de sofrimento em gaiolas.

A Argentina, uma prioridade para a Sinergia Animal

A Argentina foi selecionada como um dos países prioritários para a Sinergia Animal devido à falta de atenção que recebe no movimento global de proteção animal.

O movimento ativista da Sinergia Animal.
O movimento ativista da Sinergia Animal.

“Nosso país é o que chamamos de uma região negligenciada nesse campo. Há poucas ONGs trabalhando pelos animais explorados em fazendas aqui, apesar da enorme necessidade”, explicou Viscarret.

Globalmente, os animais explorados em fazendas superam em número os animais de estimação, mas poucos esforços são direcionados para aliviar seu sofrimento. “Esses animais sentem dor, medo e alegria, assim como os cães e gatos que adoramos”, acrescentou.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Os benefícios desconhecidos da casca de banana

A banana é uma das frutas mais populares, pelo menos no país, graças aos seus múltiplos benefícios para a...

Noticias relacionadas