Os trabalhos de limpeza e **saneamento do Arroyo Ludueña** em **Santa Fé** começaram há cerca de dois meses. Desde então, foram retiradas cerca de **500 toneladas** de resíduos.
Assim estimaram os meios de comunicação locais, com base nas informações das autoridades. O arroyo que percorre **Rosario e outras 15 localidades** foi afetado pelo comportamento dos usuários e pela atividade econômica e industrial próxima.
Por isso, no final de 2024, foi lançado o plano **de abordagem integral** para **saneamento da bacia do arroyo Ludueña**. Os trabalhos estão localizados em uma área a noroeste de Rosario para a **remoção e retirada de resíduos** que são jogados e ficam na água.
São usadas duas **retroescavadeiras**, com um braço de 9 metros de comprimento cada uma. Isso permite trabalhar simultaneamente em dois setores do arroyo, para **proteger a biodiversidade**.

Arroyo Ludueña: 500 toneladas de resíduos a menos
Segundo as autoridades, após mais de 60 dias de trabalho, os operários recolheram toneladas de resíduos do arroyo. Entre eles predominam **os resíduos urbanos, como papel e papelão, vidro, metais e plásticos**.
Também se destaca a matéria orgânica, **resíduos sanitários, eletrodomésticos velhos ou deteriorados**, móveis, aparelhos elétricos e eletrônicos ou roupas usadas.
Nesse sentido, de acordo com estimativas preliminares, o meio local **La Capital** precisou que apenas em uma área do noroeste de Rosario foram retiradas **aproximadamente 500 toneladas de resíduos**.
As etapas do plano de saneamento
As tarefas de limpeza fazem parte do **Plano de Abordagem da Bacia do Ludueña, que tem o objetivo de fornecer soluções para um problema histórico**.
Vai desde o **risco de inundação** e mudanças no uso do solo, até o **impacto das atividades econômicas** e dos assentamentos irregulares, além da presença de resíduos sólidos e despejos não autorizados em uma área.

O Ministério de Obras Públicas, através da **Secretaria de Recursos Hídricos**, apresentou o plano de limpeza do arroyo em dezembro.
Agora, uma das máquinas trabalha no **leito do arroyo**, removendo os resíduos das margens. A outra os retira e deposita na margem oeste, onde posteriormente serão levados por caminhões.
No final do ano, foi usada uma **retroescavadeira de 18 metros e 32 toneladas**, com a qual se trabalhou internamente para afetar o mínimo possível a **vegetação**.
As linhas de trabalho
“É o primeiro passo na busca de soluções para um problema histórico, adotando uma **perspectiva socioambiental** que considera tanto o ambiente natural da bacia quanto as **dinâmicas econômicas e sociais** ao redor”, afirmaram as autoridades.
O Plano de Abordagem da Bacia do Ludueña conta com **três linhas de trabalho e ação**:
- A **participação cidadã** com a qual os moradores participaram do processo de audiência pública podem se envolver no planejamento e execução das ações de melhoria da bacia.
- **Transformações urbanas:** intervenções diretas sobre o território. Com a articulação conjunta entre o Ministério de Obras Públicas da província e a prefeitura, estão sendo realizados trabalhos de limpeza em áreas críticas. Principalmente nos arredores dos bairros **Stella Maris e La Bombacha**.
- Complementação por meio de **outros programas** como as Intervenções Barriais Focalizadas (**IBF**), do Ministério de Justiça e Segurança, e o **Plano Abre**, do Ministério de Igualdade e Desenvolvimento Humano. Através deles, são realizadas obras de infraestrutura urbana e serviços, além de abordagem social integral nas áreas mais afetadas.