Compromisso com o meio ambiente: jovens limpam lixões e buscam conscientização.

Más leídas

Os lixões são um problema significativo e um grupo de jovens voluntários está fazendo a diferença limpando-os. A ONG Accionar Verde nasceu em Olavarría há três anos. Através de uma convocatória, conseguiram reunir 150 pessoas de diferentes origens, mas com um objetivo comum: contribuir para um mundo melhor.

A principal atividade da organização é a limpeza de microlixões, principalmente localizados em áreas turísticas da vila ou em bairros periféricos da cidade.

Convocatória e atividades pelo meio ambiente

“Começamos a convocar jovens através de palestras e oficinas em instituições educativas. Graças à divulgação, conseguimos formar uma organização de 150 jovens de diferentes áreas, mas com o mesmo propósito: passar de espectadores a atores sociais,” comenta Casandra Leissarrague, membro da Accionar Verde e premiada como Jovem Porta-Bandeira de 2024.

“Nossa organização entende que a crise ambiental também é uma crise econômica e social. Ter um espaço verde gratuito e em boas condições perto de casa é essencial para as atividades familiares e recreativas daqueles que não podem se deslocar para outros lugares turísticos e naturais.”

A Accionar Verde limpou 10 lixões a céu aberto na região de Sierras Bayas, graças ao esforço de voluntários locais e de áreas vizinhas. Entre 2022 e 2024, a organização visitou mais de 30 centros educativos para conscientizar sobre temas socioambientais. Além disso, promoveram mesas de diálogo direcionadas a jovens agentes de mudança para incentivá-los a participar em atividades comunitárias.

“Os lixões são o resultado do consumismo desenfreado, refletem um sistema poluente e desenvolvimentista. Atraem espécies perigosas para as pessoas que vivem ou frequentam áreas próximas. Os microlixões afetam a fauna e flora local, contaminando o ecossistema pampeano. São a consequência do escasso orçamento municipal para abordar problemáticas socioambientais e da falta de consciência comunitária,” conclui Leissarrague.

Objetivo de gerar consciência

O trabalho da organização é territorial e durante as limpezas nos bairros aproveitam para sensibilizar os vizinhos sobre o problema. Também realizam atividades de conscientização em lares e instituições.

A Accionar Verde tem como objetivo iniciar oficinas nas escolas, não apenas com jovens, mas também com adultos, e realizar mais limpezas de lixões para alcançar impactos positivos nas comunidades. O objetivo não é apenas olhar para o futuro, mas também focar no presente.

Foto de Capa: Accionar Verde

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

A agroecologia: um modelo sustentável para a agricultura do futuro

A agroecologia, também conhecida como agricultura ecológica, consolidou-se como um sistema agrário que busca produzir alimentos de alta qualidade...

Noticias relacionadas